Com o aumento da concorrência e o poder de barganha cada vez maior do consumidor online, as empresas estão numa corrida para criar uma base de clientes cada vez maior e engajada. Esse é um desafio muito difícil e deve ser muito bem planejado para não desperdiçar tempo e dinheiro.
Existem diversas formas de trabalhar a aquisição de base e nesse post daremos algumas dicas de como executar essas ações de forma eficiente.
Box de Newsletter:
– essa talvez seja uma das maneiras mais utilizadas pelos sites insitucionais e varejistas online. Na home page do site e, se possível, nas páginas internas, é colocado um Box para captação de Newsletter. Essa box deve ser chamativo e bem explicativo, para que o usuário sinta interesse em participar.
Pop Up:
– colocar um pop up (banner que abre ao acessar o site e que deve ser fechado pelo usuário) anunciando um benefício para quem se cadastrar na newsletter é uma outra forma de captar contatos. Muitos varejistas oferecem benefícios como 10% de desconto na primeira compra ou uma valor para utilizer em compras. Essas ações, assim como o Box de Newsletter, podem (na verdade DEVEM) ser integrados com a ferramenta de disparo de Email Marketing. Através dessa integração, o email cadastrado é inserido diretamente na plataforma e é possível criar regras de relacionamento de boas vindas para o novo cadastrado.
Essa é uma das ações que, quando bem executada, gera maior taxa de conversão!
Dica: é interessante analisar a porcentagem de visitas que a Home do seu site recebe. Caso esse número seja pequeno, pode ser interessante inserir em páginas internas, como por exemplo de Categorias. É preciso ficar atento a taxa de conversão e taxa de abandon, poise para alguns segmentos os clientes podem não gostar desse tipo de campanha e abandoner o site ao terem a navegação interrompida pelo pop up.
Aba no Facebook
Caso a empresa possua uma página no Facebook é possível trabalhar a captação de seus Fãs para utilizer em Email Marketing. Existem basicamente 2 maneiras de captar a base pelo Facebook.
• Uma delas é criar uma Aba onde o fã pode preencher seu nome e email. Em alguns casos é interessante oferecer algum benefício em troca do cadastro
• Outra maneira de captação através do facebook é através de Aplicativos. Existem dezenas de plicativos “plug and play”que pode ser adquirido online, de forma muito fácil. Esses aplicativos requerem aos usuários acesso aos seus dados, e no caso de terem um OK, é possível a captação dos emails.
Vale lembrar que é necessário fazer uma boa estratégia, pois em redes sociais existem muitas pessoas atrás de promoções, brindes, e que não são necessariamente public-alvo da empresa. Essas pessoas se cadastam, mas apenas para receber o benefício. Dificilmente se tornarão consumidores.
Exemplo de Aba no facebook da Schutz, em que o usuário deixa o email para participar da promoção:
Central de Atendimento
Caso sua empresa possua uma central de atendimento por telefone, chat ou outro canal, é muito importante treinar os atendentes a solicitor os dados dos usuários. Esse contato deve ser bem executado para que não seja algo muito frio e que o usuário possa não ter o interesse em deixar seu e-mail. O atendente deve explicar de que forma sera realizado o contato com o cliente, para que ele possa escolher se deseja ou não receber os informativos em sua caixa de email.
Parceiros
Existem algumas maneiras de trabalhar parcerias para aquisição de base. Uma maneira muito utilizada é através de empresas que possuem um banco de dados segmentado e que oferecem o serviço de envio. Antes de fechar esse tipo de parceria, deve se certificar de que a base de contatos é realmente uma base Opt-in, ou seja, autorizou o envoi de newsletters de parceiros. Caso não seja, seu email sera considerado Spam e sua reputação frente aos consumidores será prejudicada. Outro ponto importante a ser analisado é o retorno que esse tipo de ação traz. Para empresas pequenas, sem muito poder de marca, start-ups e afins, uma única ação pontual dificilmente trará o retorno financeiro esperado. É necessário fazer um trabalho de médio/longo prazo para que sua marca se torne conhecida e comece a gerar vendas/conversões.
Uma outra forma de trabalhar parceria é analisar quais outras empresas possuem o mesmo perfil de clientes que a sua. Uma vez mapeada essas empresas, entre em contato e sugira alguma ação casada. Você pode oferecer um desconto exclusivo para os clientes desse parceiro e vice-versa.
Blogs também pode ser um excelente parceiro quando há sinergia entre o conteúdo e o que você está oferecendo. Isso funciona muito bem para o Mercado de moda, onde cada vez mais os consumidores buscam informações sobre as tendências e novas marcas em blogs especializa
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