Que o Facebook vem dominando a internet a cada dia e desenvolvendo novas tendências, isso todos já percebemos. Uma das áreas do mercado digital que não iria ficar de fora dessa grande rede de pessoas que é o Facebook é o e-commerce.
Muito se fala em social commerce. Apesar de esse assunto render um bom artigo futuramente, vamos apenas exemplificar de forma simples e resumida quais, a meu ver, são essas diferenças entre os dois:
Social Commerce não é só loja virtual no Facebook
Por definição, o social commerce é a forma de venda envolvendo o relacionamento entre pessoas. Uma venda ou uma compra nasce sempre de um relacionamento, mesmo que momentâneo. Isso acontece em qualquer tipo de venda. Já o social commerce deve ser tratado como uma forma de entregar ou de oferecer promoções e ofertas de produtos e serviços com base nos interesses e no relacionamento das pessoas nas redes sociais virtuais.
E-commerce dentro do Facebook não é Social Commerce
Percebo que muitas empresas já estão criando vitrines no Facebook, que chamam de lojas virtuais ou de social commerce. Percebo que existe um erro nessa definição, afinal, quase todas as lojas virtuais dentro do Facebook que conhecemos e encontramos na rede não socializam com ninguém e muito menos oferecem produtos através dos interesses e do relacionamento do seus usuários e consumidores.
Resumindo, o que encontramos atualmente não se trata de social commerce, e sim do e-commerce dentro do Facebook.
Criando Lojas Virtuais dentro do Facebook
Mas se você quer entrar nessa onda e criar ou utilizar soluções prontas para essa prática e oferecer produtos e serviços dentro da sua FanPage para o público, já existem diversas formas e aplicativos que auxiliam nessa criação.
Relacionei algumas abaixo que encontrei em alguns sites da web. Confira:
Sistema bem interessante e em português, com uma versão grátis para primeira venda. Dentro do Zeever, ainda existe um sistema de estatísticas que refletem os dados do cliente por meio de gráficos.
O sistema é grátis para até 10 produtos e tem um sistema de estatísticas bem interessante também. Vale a utilização como teste e depois migrar para versão Pro.
Uma loja em espanhol que vem para concorrer também no Brasil, na Argentina, no Chile, na Colômbia e no México. Uma pena que não exista uma versão grátis para testes.
O serviço é brasileiro e está sendo muito bem falado. É uma iniciativa independente, que une a força da interação entre amigos nas redes sociais com o poder de conversão de vendas do e-commerce. Ainda em testes, vale a pena conhecer.
Quando e como iniciar sua loja no Facebook?
Se você pretende iniciar uma loja virtual no Facebook e está analisando a ideia, se eu fosse você não perderia muito tempo. Afinal, seu público consumidor com certeza já está no Facebook.
Mas para que isso seja feito de maneira correta e sem falhas, além de escolher um bom sistema já existente ou de criar seu próprio sistema, o mais importante é o apoio de empresas/agências que entendam de mídias sociais e principalmente que possam lhe auxiliar nessa integração do social commerce.
E o que você acha do Social Commerce?