Uma das ferramentas mais usadas no marketing digital é o e-mail marketing. E não é para menos. Com custo mais acessível, alta performance, eficiência e totalmente customizável, ele é capaz de te ajudar a entrar em contato direto com milhares de clientes e compartilhar novidades, promoções e conteúdos ligados à sua empresa.
Porém, para que se possa explorar apenas o lado bom do e-mail marketing, é preciso saber usar essa ferramenta corretamente. Uma das formas de fazer isso é segmentando a lista de e-mails, para que cada grupo receba as informações que serão realmente úteis para elas.
Do contrário, você corre o risco de lotar as caixas de entrada dos seus clientes com e-mails aleatórios, o que reduz o interesse deles pela empresa e aumenta o número de cancelamentos para a sua próxima campanha.
Lembre-se que, a cada e-mail, você se comunica com uma pessoa em particular, e que os interesses e perfil de cada uma devem ser respeitados para que essa interação seja proveitosa. Portanto, campanhas de e-mail marketing padronizadas devem ser evitadas ao máximo. Para te ajudar a segmentar seus cadastros da forma mais proveitosa possível, reunimos algumas dicas valiosas. Confira:
1 – Defina seu objetivo
Pode parecer meio óbvio, mas saber qual o seu objetivo com aquelas campanhas é essencial para decidir como separar os e-mails e como usar cada uma das listas criadas. Com essa meta definida fica mais fácil escolher os critérios de segmentação, antecipar os resultados e direcionar os calls to action de cada mensagem.
2 – Escolha os critérios de segmentação
Agora que você já estabeleceu o seu objetivo (ou objetivos), avalie quais os critérios mais importantes para segmentar seu mailing e criar listas de e-mail estratégicas. Para isso, considere os atributos que achar mais relevantes para as suas metas. Seja pela idade, sexo, renda, ocupação, área de interesse, tipo de relação com a empresa (clientes, fornecedores, imprensa), localização geográfica ou padrão de compras anteriores.
3 – Colete informações
Depois que você definir os critérios de segmentação, comece a coletar informações dos seus contatos para poder classificá-los de acordo com o grupo pertencente. Os dados fornecidos pelos próprios clientes na hora do cadastro podem ser cruciais nesse momento. Você também pode usar informações de outras campanhas para te ajudar a identificar os padrões de comportamento dos seus clientes cadastrados, como abertura e cliques nos e-mails anteriores.
4 – Continue segmentando
A segmentação de um mailing é uma atividade contínua. Portanto, tenha em mente que, no momento em que você optar por segregar seus cadastros em grupos distintos, isso deverá ter uma manutenção constante. Para isso, avalie as respostas dos e-mails cadastrados após cada campanha, veja quem abriu a mensagem, quem clicou no link, quem seguiu o call to action, quais as atualizações de cada um, etc.
Com essas dicas fica mais fácil saber como segmentar e aproveitar ao máximo as individualidades de cada grupo, potencializando sua mensagem e o impacto da sua campanha. Portanto, junte sua equipe ou contrate profissionais especializados, comece a definir os seus objetivos e aproveite os benefícios da segmentação das suas listas de contatos!
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