O mercado online tem atraído à atenção de comerciantes dos mais variados segmentos que visualizam o e-commerce como a porta do sucesso para o mercado nacional e mundial.
Inúmeras são as possibilidades de vendas por este canal, que funciona 24 horas por dia, chegando às residências de quase todo o Brasil e até mesmo do mundo, mas o caminho a ser percorrido até o sucesso não é tão simples assim.
O mercado online funciona como metrópole, onde encontramos grandes magazines, lojas de médio e pequeno porte, em meio a uma constante disputa, em busca da atenção dos consumidores.
Para fazer parte deste “mundo” é preciso construir sua loja sobre uma base sólida. Para os iniciantes devo dizer que é necessário pesquisar fornecedores, investir em bons parceiros e empresas que conheçam a fundo a operação de uma loja virtual. Não se aventure imaginando que um e-commerce gratuito, com imagens e descrições caseiras fará da sua marca uma potência virtual.
Acredite sim, no potencial de vendas deste canal e desenvolva um planejamento minucioso, envolvendo investimento inicial, posicionamento da marca, estratégias de venda e expectativas de retorno.
Algumas escolhas são fundamentais para o sucesso do seu e-commerce e a primeira delas é a plataforma. Existem muitos fornecedores no mercado e é preciso analisar cada detalhe, compartilhar com eles a sua necessidade, o conceito do seu produto, o seu público alvo e tudo o que julgar relevante. Em contrapartida, uma plataforma deve oferecer velocidade, atualizações constantes, possibilidade de layout atraente e que atenda a sua necessidade de venda.
A segunda etapa do processo é alimentar a plataforma com informações e imagens de qualidade, de forma organizada, para que o e-consumidor consiga localizar facilmente o produto. Procure não usar muitas subcategorias, trace uma categorização simples e com o menor caminho possível até a página do produto. Quanto menos cliques melhor.
Em relação às imagens, seja criativo, utilize a melhor resolução, sem deixá-las pesadas. Indico a utilização de no mínimo 03 fotos por produto, fundo padronizado branco e lembre-se de ter uma imagem destacando o detalhe.
Quando falamos em descrição de produtos, você deve entender que este texto pode ser o fator decisivo na venda. Para chegar até aqui o cliente já percorreu tudo o que falamos anteriormente, então caprichar no texto comercial é obrigatório! Este é o momento de vender o seu produto, falar todas as suas características, benefícios e formas de uso. Vale ressaltar que não basta escrever tudo de qualquer forma, é preciso ter uma linguagem comercial, atraente e com técnicas SEO.
Estamos chegando ao final, página de checkout – opte pelo caminho mais curto, sem muitos campos de cadastro, facilite ao máximo a finalização do pedido. Ofereça variadas bandeiras de cartão de crédito, deixe o campo para consulta de frete e confirmação de compra visível, destaque os selos de segurança e prazos de entrega para cada tipo de postagem.
Estas são apenas algumas dicas para você iniciar o seu e-commerce. Mas acredite: com uma base sólida, o caminho para o sucesso do seu projeto no mercado online é bastante positivo.