Ao longo dos últimos anos, o significado de um GIF (Graphics Interchange formato) na Internet passou de algo simplesmente cômico para uma verdadeira forma prolífica de arte cultural.
Em uma época de ascensão das classes sociais na web e uma tolerância para diminuir tempos de carregamento lento das páginas (atribuída em parte a um crescimento de mobile marketing audiência), os GIFs vem aparecendo em uma série de lugares improváveis, desde memes, sites de piadas até mesmo no jornalismo online.
Quando se trata de promoção e venda em e-mail marketing os GIFs fazem muito sentido. Eles chamam muita mais atenção do usuário do que qualquer outro texto e imagem, além de deixar o e-mail com uma cara mais atraente e profissional.
Simples de produzir, os GIFs agregam valor à arte, à mensagem em si e aumentam consideravelmente a taxa de cliques. Ao decidir se deve ou não incluir um GIF na sua comunicação de marketing, pergunte a si mesmo qual será o objetivo da animação e qual o valor que ela vai trazer para o seu cliente.
Trago duas campanhas criadas pela agência Next Target que se tornaram cases entre seus clientes.
De olho no call to action
A animação simples no banner destaque ou até mesmo no menu do e-mail é uma ótima maneira de chamar a atenção de seu usuário e é neste começo do e-mail que ele deve ser inserido. No caso abaixo, campanha da Mash Online, a animação foi focada no call to action, o boneco aparece pulando entre botão na ação para o Dia do Solteiro.
Mostrando o seu público que sua marca é divertida
As melhores práticas para e-mails são um conjunto de normas que devem ser adaptadas com base no aspecto mais importante de qualquer marca: audiência e a conversão. Hoje o humor é bastante usado pelas empresas quando falamos de marketing digital. Na campanha abaixo, também da Mash Online, o GIF chamou atenção com a brincadeira de que está na hora de trocar as cuecas velhas.
Explore os GIFs nos produtos
Neste último exemplo a Schutz um GIF que explorou diversos produtos da coleção da marca. Divertido e original, a animação mostra uma arara sendo preenchida por bolsas, jaquetas, sapatos e caixas da Schutz.
Dica Pro: Em algumas versões do Outlook, somente o primeiro quadro da sua animação vai aparecer no e-mail. Lembre-se disso ao desenvolver as animações, o primeiro quadro deve ser a imagem mais importante. Caso a pessoa clique no link de preview que vai no pré-header, ela terá a oportunidade de ver o negócio real.
Portanto, agora que mostramos alguns exemplos de sucesso de GIFs em e-mails que também podem e devem ser usados em banners, saia da mesmice e inove!
Um abraço e até a próxima!