Enquanto alguns varejistas se beneficiam dos aplicativos, muitos varejistas podem encontrar na construção do site com design responsivo uma forma eficiente para servir seus clientes em smartphones e tablets.
Não é segredo pra ninguém que só se fala em mobile. De acordo com a Forrester Research Inc., 29% das vendas online deste ano (com exceção de comida e viagem) serão feitas a partir de um smartphone ou tablet. Varejistas não podem ignorar esses números. O tempo para capitalizar no m-commerce é agora.
Para os varejistas de hoje a questão não é se eles vão abraçar o mobile e sim como eles farão isso. É natural asumir que os aplicativos são necessários para alcançar a audiência mobile. De fato, há alguns anos, os apps de mídia prometia a melhor experiência mobile para os usuários. Recentemente, porém, o advento do design responsivo e outras tecnologias avançadas de web mudaram o jogo do mobile. Hoje, apps podem não ser necessariamente a melhor opção para criar a experiência top no mobile.
Apps possuem algumas limitações. Por exemplo, apps podem geralmente criar barreiras para as vendas porque requerem download, o que implica um passo a mais para o consumidor em potencial. Compradores casuais podem não querer se comprometer tanto a ponto de baixar o aplicativo, especialmente se eles estão à procura de um item em particular e não se importam onde vão encontrá-lo. Os apps para mobile podem funcionar bem para aqueles clientes recorrentes e fiéis à marca que só compram em determinados locais.
Além disso, a manutenção do aplicativo pode ser um problema. Com as múltiplas plataformas e sistemas operacionais à considerar, produzir um app que seja útil para a massa, na verdade requer desenvolver algumas versões diferentes do app para atender a várias necessidades tecnológicas. Isso significa mais investimento em tempo e recursos, não apenas durante o desenvolvimento inicial do app, mas toda vez que o app precisa ser atualizado também. Uma alternativa é optar pelo design responsivo no site para direcionar as necessidades mobile significa que os varejistas podem colocar o tempo e recursos em um website e ter a garantia que todas as atualizações vão refletir instantaneamente nos dispositivos e plataformas.
Com as opções tecnológicas disponíveis hoje, a maioria dos varejistas pensa duas vezes em investir em desenvolvimento de aplicativos. Porém, existem exceções. Grandes barejistas como Amazon são beneficiados com os aplicativos por conta da quantidade e diversidade de produtos em suas lojas. Para marcas que oferecem muito conteúdo, como blogs, vídeos e indústria de notícias, como parte de sua experiência online também pode valer a pena manter um app.
Para a maioria dos varejistas, melhorar a experiência do cliente é reduzir as dificuldades no fluxo de compra e para muitos consumidores, baixar um app é um obstáculo. Não há dúvida que o mobile é uma preocupação importante hoje no varejo online. O boom dos aplicativos é compreensível, mas podem nem sempre ser a melhor opção para alguns varejistas que precisam oferecer um nível alto de experiência aos seus clientes.
Artigo traduzido pela Redação E-Commerce Brasil com autorização do autor. Publicado originalmente em: http://www.internetretailer.com/commentary/2014/09/08/does-responsive-design-negate-need-app