Vivenciar no dia-a-dia o apoio a empresários, empreendedores, pequenas, médias e grandes empresas no processo de mapear atividades, entender e decidir qual a melhor forma de estar presentes no e-commerce brasileiro é desafiador.
Assim, começo aqui um despretensioso, mas pragmático “mapa”, no qual tenho experiência adquirida, em longos anos de vida no varejo físico, mundo de franquias e do comércio eletrônico.
Você é um empresário do mundo físico? Sua empresa já obteve sucesso e detém um espaço na “cabeça do cliente” quando se trata do seu produto, na sua região? Viu seus concorrentes entrarem para o e-commerce e você ficou para trás… Ou não. Em suas pesquisas isso aconteceu em países mais desenvolvidos antes? Ou ainda, você é gestor de marketing ou vendas de uma empresa de bens de consumo e tem o desafio de convencer que se deve investir no comércio eletrônico e o porquê?
E às vezes, no contraponto disso tudo:
Você trabalhou “uma vida inteira” e agora acredita de forma intuitiva que com uma loja virtual e seu conhecimento adquirido vai ter seu plano “B” definitivamente viabilizado e que com ele virão: retorno, qualidade de vida e uma renda para um futuro diferente.
Muito bem, qualquer que seja a situação, uma coisa é certa o começo é sempre similar:
- As variáveis para análise desse negócio são relativamente parecidas e estão ao alcance da maioria das pessoas que tem acesso aos principais meios de comunicação com um pouco de estudo e pesquisa;
- As opções em termos de plataformas e recursos disponíveis, também são os mesmos para todos que querem “fazer parte” do mundo do e-commerce; o desafio é encontrar qual é a solução adequada ao negócio e investimento possível.
- Um bom plano de negócio é essencial, mas lembre-se: o papel aceita tudo! Então melhor ser conservador a nascer sem frustação;
- Verba ou um Orçamento inicial já captado é um fator relevante, mas não decisivo para o sucesso;
- E finalmente, uma frase que me faz pensar há muito tempo, ouvida de uma pessoa do mundo do varejo brilhante: “o diabo mora nos detalhes…”.
E acredito que essa última frase, aliada a uma boa porção de determinação são a chave do caminho.
Convido quem está lendo este artigo a pensar quais são os casos de sucesso que identificam em seu segmento, para inspiração ou como alvo.
E, aqui fica o divisor de águas:
Seus concorrentes ou inspiradores já estão presentes no e-commerce!
Mesmo que seu negócio esteja indo muito bem, a hora é agora. Mapear a situação atual e descobrir quais são as novas oportunidades é mais que importante. Traga pessoas para ajudar a pensar, a dividir experiências e conhecimento, caso identifique necessidade disso.
Aqui eu vou usar uma figura para ilustrar do que estamos falando:
As curvas desse gráfico demonstram a diferença entre o faturamento acumulado de uma loja nova – considerando o início da operação e sua curva de crescimento e aprendizagem.
O que ele quer nos mostrar?
– Quanto antes a decisão puder ser tomada, antes esta fase de maturação será vencida.
A curva de crescimento, maturação e aprendizado de um novo negócio – especialmente no mundo online – onde relevância é algo que precisa ser conquistado (com o tempo e investimento em marketing) e desmistificado – precisa ocorrer para ir de encontro ao retorno sobre o investimento e sucesso.
Não estou dizendo que não importam as decisões que você vai tomar ao longo desse caminho de construção, mas vejo muitos empreendedores ou executivos deixarem que o processo analítico preliminar se transforme num fim por si só! Então cuidado.
Enquanto alguns pensam, outros realizam!
Se este processo é novo para você e precisa de especialistas, os principais grupos e sites do mercado indicam profissionais que podem encurtar o seu caminho entre o pensar e o começar a faturar.
Energia e Sucesso!!