Um novo sistema chamado de “entrega antecipada” (anticipatory shipping) está sendo patenteado pela Amazon que enviará produtos para o cliente antes dele comprá-los de fato.
O sistema cruza diversos dados como histórico de buscas, frequência de compras, tipo de compras, wish lists e até quanto tempo o cursor fica parado sobre alguma imagem de produto.
Ao ser interpretado pelo sistema como uma compra eminente, o pedido é disparado e caso não seja efetivado, simplesmente volta para o armazém. Mas se for confirmado, o produto já estará a caminho do cliente, ganhando um tempo precioso.
É mais ou menos como aqueles produtos que você coloca no carrinho de supermercado, mas descarta na boca do caixa. Você vai colocando no carrinho, por garantia, e decide mais tarde.
A Amazon sabe que aumentará o número de entregas erradas, mas até isso já planejou: dependendo do volume, essas entregas serão deixadas na casa do cliente como um presente, como uma forma de criar goodwill (patrimônio de marca) e de divulgar o novo serviço.
Mais uma aula de logística, a marca registrada da Amazon.
Fonte: The Verge