Estudo realizado pelo movimento Compre e confie estabelece a relação do coronavírus no Brasil com relação às compras realizadas no e-commerce. Para isso, leva em consideração uma análise das movimentações online do período de 23 dias após o primeiro caso no país em comparação a 2019.
De acordo com o relatório, houve aumento tanto do número de pedidos quanto do faturamento, mas uma ligeira diminuição do ticket médio. O aumento no número de pedidos é o mais considerável e alcançou 30%.
O gráfico abaixo mostra de maneira mais detalhada a variação de vendas entre 2019 e 2020 em virtude dos primeiros casos do coronavírus no país.
O período de maior destaque é o da semana do consumidor, na qual houve perceptível mudança do padrão de consumo. Ainda assim, o aumento de vendas é perceptível em ambos os anos em virtude da data.
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A variação do faturamento entre os dois anos acompanha o aumento das vendas e cresceu 28%.
Variação por categoria
Em comparação ao ano passado, as categorias de Saúde, Beleza e Perfumaria foram as que conquistaram maior destaque e aumento com relação ao volume de pedidos e em variação de faturamento.
A categoria Saúde obteve 65% mais vendas e um aumento considerável de 111% em variação de faturamento.
Produtos mais vendidos em Saúde
Como destaque das vendas de março deste ano, o álcool em gel obteve a maior variação. O álcool, assim como sabonetes para os cuidados com a higiene, sobretudo das mãos, é uma das maneiras mais efetivas de se proteger contra o vírus.
Por Júlia Rondinelli, para a redação E-Commerce Brasil.