Blush, Pó, base facial, protetor diário, rímel e tintura para cabelo são produtos dos quais muitas mulheres não abrem mão, tanto em ocasiões especiais como no dia a dia.
No Brasil, dados do Target Group Index, do IBOPE Media, apontam que nas principais capitais e regiões metropolitanas do país, o consumo de maquiagem tem aumentado em todas as classes socioeconômicas.
Quando comparado o consumo dos cosméticos* nos últimos nove anos, o crescimento verificado chega a 17 pontos percentuais na classe C, além de 15 e 11 pontos percentuais nas classes AB e DE, respectivamente.
De acordo com os dados, em 2012, 84% das mulheres da classe AB afirmaram ter consumido algum tipo de cosmético nos últimos 12 meses. Em 2003, esse percentual era de 69%.
Na classe C, o consumo desses produtos passou de 61% para 78% no período. Do mesmo modo, se em 2003, 52% da classe DE utilizava cosméticos, em 2012 esse número saltou para 63%. Já na classe AB, o percentual passou de 69% para 84%.
*Cosméticos considerados: Blush, Pó e Base Facial, Protetor Diário, Rímel/ Máscara para cílios, Tintura para cabelo – últimos 12 meses.
Sobre a pesquisa
O Target Group Index é um estudo single source sobre o consumo de produtos, serviços e mídia, estilo de vida e características sociodemográficas, presente em 68 países.
Cobertura: regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília e nos interiores de São Paulo e das regiões sul e sudeste.
Universo Pesquisado: pessoas de ambos os sexos das classes AB, C e DE com idades entre 12 e 75 anos e, também, total de domicílios das regiões pesquisadas.
Representatividade: 49% da população brasileira entre 12 e 75 anos. 71 milhões de pessoas. Na análise domiciliar, representa aproximadamente 28 milhões de domicílios.
Ano 13 onda 1 + onda 2 – 20.736 entrevistas – jul11-ago12.
Por: Ibope