O Grupo Soma anunciou o lançamento de seu próprio marketplace, após parceria com a Conecta Lá, startup de tecnologia especializada em soluções para marketplace. O grupo é detentor de 10 marcas distintas, como Animale e Farm.
O Soma incrementa sua operação de marketplace próprio com a nova solução tecnológica desenvolvida pela Conecta Lá, o Seller Center, que auxilia no processo de escalabilidade e facilita a adesão aos seus canais de venda pelos lojistas parceiros. Desta forma, os lojistas podem adquirir as coleções dos estoques do grupo, com catálogo super selecionado.
“Quando o seller center iniciou a operação de gestão no SomaPlace, constatamos também que a contribuição teve o intuito de seguir o DNA das marcas que fazem parte dele e precisam sempre de um tratamento diferenciado e direcionado junto com os lojistas parceiros”, conta Fernando Schumacher, CEO da Conecta Lá.
De acordo com Álvaro Santiago, coordenador de e-commerce do Grupo Soma, ainda que o SomaPlace esteja em estágio inicial na companhia, os resultados já triplicaram as expectativas. “A iniciativa traz diversas vantagens de integrações e de usabilidade por meio de uma operação simples e intuitiva do portal, que permite uma rápida adaptação e centralização dos processos pelo lado das marcas que compõem o grupo, e principalmente facilitar o ingresso de clientes multimarcas. É todo um conceito novo que vai permitir para nós uma logística inédita dentro do digital, capaz de se antecipar a possíveis gargalos e trazer agilidade e consequente crescimento de vendas”, completa.
Nesse processo, o Seller Center leva a uma desburocratização, que tem consequência facilitar a entrada de vendedores no ambiente digital pelo marketplace do Grupo Soma.
Ampliação de estoque do Grupo Soma
Ainda segundo a empresa, o Grupo Soma já está ampliando o estoque mediante à demanda e sua capilaridade. “Também estamos realizando uma revisão do planejamento, antecipando algumas coisas que estavam programadas para os próximos trimestres, porque o projeto está grande e precisa escalar. Dentro da nossa jornada, a tecnologia surge como ponto de inovação e resultado, e não só como uma ferramenta a mais”, reitera o coordenador de e-commerce do Grupo Soma.
“A nossa atuação junto ao Grupo Soma é muito interessante, pois mostra mais um caminho pelos quais grandes marcas podem direcionar seu marketplace. Além de manter a distribuição de seus produtos no atacado, o Grupo ainda acolhe os vendedores que são seus parceiros para juntos compartilharem uma jornada digital. Isso permite grandes inovações, como a expansão das coleções para multimarcas integradas em determinadas regiões, sofisticando a estratégia de marca. Em todo caso, nossa forma de agir sempre tem em conta uma avaliação de cenário e de onde a solução se encaixa, e quais adaptações ela precisa ter”, conta Fernando Schumacher, CEO da Conecta Lá.
Leia também: Magazine Luiza faz entrada agressiva no Rio de Janeiro, com 50 lojas