Os três primeiros meses de vida de uma loja virtual no Brasil são cruciais para o futuro do empreendimento. A maioria dos estabelecimentos na web encerra as atividades ainda no primeiro trimestre de vida. Falta de planejamento e pouca profissionalização da equipe são os principais motivos do fracasso. Os empreendedores virtuais também precisam estar atentos à competição acirrada e à ausência de um mercado consumidor suficientemente parrudo.
Essas foram algumas das conclusões de um levantamento realizado pela Big Data Corp. A análise mapeou mais de 35 milhões de sites, dos quais 450 mil são e-lojas no Brasil. De acordo com o estudo, um e-commerce adquire status de desativado quando para de ser acessado, atualizado ou receber qualquer tipo de interação por um período superior a um mês.
Além de motivos relacionados à gestão do negócio, outros fatores inibem o sucesso dos empreendedores virtuais. Um exemplo está relacionado a ações que envolvem venda temporárias realizadas e plataformas criadas para teste de mercado.
“Comparado a um estabelecimento físico, o e-commerce é muito tentador. As barreiras de entrada são pequenas e, em poucos dias, é possível montar uma e-loja e começar a operar. Dada essa facilidade, muita gente resolve se aventurar. O desafio não está em abrir, mas sim em manter o negócio ativo”, explica Thoran Rodrigues, CEO da Big Data Corp.
Por: Convergência Digital