O e-commerce brasileiro registrou queda nas vendas de dezembro de -28,08%, ao comparar com o mês anterior. O faturamento no mesmo período sinaliza variação de -38,05, é o que revela o índice MCC-ENET, desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), em parceria com o Movimento Compre & Confie.
Leia também: vendas das PMEs brasileiras no comércio eletrônico aumentam 79,5% em 2019
“Os resultados das vendas e faturamento no período registraram queda, o que está diretamente relacionado com os excelentes resultados da Black Friday no mês de novembro. Promoções extremamente atrativas neste período também podem ter impulsionado a antecipação das compras de Natal, o que justifica a queda do faturamento”, afirma Felipe Brandão, Secretário Executivo da camara-e.net.
Vendas online
Apesar das variações negativas no mês de dezembro em comparação com o mês anterior, quando da análise em comparação com o ano de 2018, o cenário muda. Na comparação das vendas varejistas online dezembro de 2019, frente ao mesmo período do ano anterior, o indicador sinaliza uma movimentação positiva de 40,93%. O acumulado do ano foi de 54,16%, variação maior que o registrado no acumulado em dezembro de 2018, qual seja: 34,46%.
Nota-se que, na avaliação dos índices de vendas online, por região, dezembro ante novembro, todas tiveram desempenho negativo: Sudeste (-25,85%); Centro-Oeste (-27,41%); Norte (-28,18%); Nordeste (-32,91%) e Sul (-34,27%).
Já no acumulado do ano, todas as regiões tiveram resultados positivos. Neste caso, a configuração ficou da seguinte forma: Nordeste (71,42%); Norte (68,81%); Sul (55,92%); Centro-Oeste (53,91%); e Sudeste (51,65%).
Faturamento
Em relação ao índice de faturamento do setor, houve uma variação positiva de 37,39% em dezembro, em relação ao mesmo mês do ano anterior. No acumulado do ano, também teve desempenho positivo: 66,28%.
Na avaliação por regiões, comparando dezembro com novembro de 2019, novamente todas tiveram variações negativas: Norte (-28,31%); Centro-Oeste (-31,86%); Sudeste (-37,51%); Nordeste (-40,49%) e Sul (-42,26%).
Em contrapartida, no acumulado do ano, todas as regiões tiveram resultados positivos e configuração ficou da seguinte forma: Norte (80,18%); Nordeste (75,07%); Centro-Oeste (72,67%); Sul (64,54%) e Sudeste (64,24%).
Participação do e-commerce no comércio varejista
Em novembro, o e-commerce representou 9,6% do comércio varejista restrito (exceto veículos, peças e materiais de construção). No acumulado dos últimos 12 meses, nota-se que a participação do e-commerce no comércio varejista corresponde a 5,6%.
Vale destacar que esse indicador foi feito a partir da última Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE, divulgado no dia 15 de janeiro.
Categorias
A composição das compras realizadas pela internet, por segmentos, em novembro, ficou da seguinte forma: equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (41,%); móveis e eletrodomésticos (24,8%); e tecidos, vestuário e calçados (12,5%). Na sequência, outros artigos de uso pessoal e doméstico (10,1%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (7,4%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (2,5%) e, por último, livros, jornais, revistas e papelaria (1,7%).
Consumidores online
O MCC-ENET revela também que, no último trimestre do ano de 2019, 13,7% dos internautas brasileiros realizaram ao menos uma compra online. Observa-se um aumento de 2,4 p.p. em relação ao trimestre anterior (11,3%). Já na comparação com o mesmo período em 2018 (9,5%), o crescimento é de 4,2 p.p.
Metodologia do MCC-ENET
Os índices mensais vêm da comparação dos dados do último mês vigente em relação ao período base (média de 2017). Para compor o índice, o Compre & Confie coleta 100% de todas as vendas reais de grande parte do mercado de e-commerce brasileiro, utilizando adicionalmente processos estatísticos para composição das informações do mercado total do comércio eletrônico brasileiro. Também são utilizadas informações dos indicadores econômicos nacionais do IBGE, IPEA e FGV.
O MCC-ENET traz uma visão completa a respeito do e-commerce no país a partir da análise das seguintes variáveis: percentual nacional e regional de vendas online, faturamento do setor e tíquete médio. Outras métricas analisadas mensalmente são participação mensal do e-commerce no comércio varejista e crescimento do setor no varejo restrito e ampliado, além da distribuição das vendas por categoria. Por último, a penetração de internautas que realizaram ao menos uma compra trimestralmente pela internet também está contemplada no índice.
Não estão contabilizados no MCC-ENET dados dos sites MercadoLivre, OLX e Webmotors, além do setor de viagens e turismo, anúncios e aplicativos de transportes e alimentação, pois ainda não são monitorados pelo Compre & Confie.