De acordo com o relatório Webshoppers 2015, organizado pelo E-bit, 12 dos 20 sites internacionais mais utilizados para compras online por brasileiros são chineses. Os dados revelam que a competitividade entre os players brasileiros e os sites internacionais (crossborder) deve aumentar, principalmente de segmentos como o de moda e acessórios, segundo Pedro Guasti, Diretor Executivo do E-bit e VP de Relações Institucionais do Buscapé.
O relatório ainda revela que as três categorias mais consumidas em sites internacionais são Moda e Acessórios, Eletrônicos e Informática, nesta ordem. A categoria líder apresenta 33% de participação das compras dos brasileiros em sites internacionais e 52% nos sites exclusivamente chineses.
Entre os principais motivos para comprar em sites internacionais estão preço mais baixo, produto não disponível em lojas brasileiras e lançamento que não chegou ao País. “Em termos de preço é difícil competir com os chineses. Os players brasileiros deverão mostrar outras vantagens ao consumidor como atendimento personalizado e garantia para continuarem competitivos”, diz Guasti.
Mais da metade usa cartão de crédito como forma de pagamento
54% dos pagamentos feitos em compras internacionais são feitos por cartão de crédito, 24% via PayPal e 20% por boleto bancário, segundo o relatório. O gasto médio do consumidor em sites internacionais no ano é de U$ 163,21.
O valor estimado das compras feitas por brasileiros em sites internacionais, em 2014, é de R$ 6,6 bilhões, que equivale a 18% do total de faturamento dos sites brasileiros de e-commerce.
Segundo o relatório, os cinco sites mais utilizados são AliExpress, eBay, Amazon.com, DealExtreme (dx.com) e MiniInTheBox, nesta ordem. De 20 sites mais utilizados, 12 são chineses.
Fonte: E-bit