As empresas de comércio eletrônico presenciaram um grande crescimento de pedidos durante a pandemia, devido às restrições para as lojas físicas. A preocupação e o interesse com entregas mais rápidas e manuseio mais seguro dos produtos aumentou por conta dessas entregas.
Por conta disso, um termo que ganhou força nos últimos anos é entrega de última milha (em inglês, last mile delivery), que não é apenas um truque de marketing para atrair clientes, e sim uma real necessidade tanto para gigantes do comércio eletrônico quanto para pequenas empresas de comércio eletrônico.
Segundo a Accenture, 89% das empresas de varejo, manufatura e logística acreditam que o comércio eletrônico cria uma necessidade maior de entregas mais rápidas. É essa demanda que está impulsionando o conceito de last mile delivery e promovendo soluções como entregas no mesmo dia.
O que é logística de última milha?
A logística, ou entrega, de última milha se refere à etapa final no processo de entrega de um centro de distribuição, ou armazenamento, até o usuário final. Como o nome indica, é a última parte de uma entrega, que pode variar de alguns quarteirões a 160km, dependendo da distância entre as partes. Na maioria das vezes, a logística de última milha envolve o uso de pequenas transportadoras para entregar mercadorias aos consumidores.
De acordo com um relatório da MasterCard, o envio de encomendas movimentou US$900 bilhões em 2020, e a expectativa é de que entre 20% e 30% desse crescimento seja permanente para o setor. Além disso, empresas de logística de todos os tamanhos identificaram a logística de última milha como a base para impulsionar o crescimento e a lucratividade.
Por que é um processo importante para as empresas?
Todo o processo de fabricação de um produto e sua disponibilização aos clientes depende da entrega de última milha. Tanto a entrega de primeira milha quanto a de meia milha são back-end e não lidam diretamente com os consumidores. A entrega de última milha é a parte que interage com o cliente.
Agora, se removermos a last mile delivery do processo, os consumidores devem retirar fisicamente seus pedidos em uma loja ou centro de distribuição. Assim, o cliente tem que gastar com o produto e com o custo de transporte até o vendedor.
Além do custo, pode haver problemas como atrasos, manuseio de produtos, rastreamento de itens e danos em trânsito com os quais o cliente deve arcar. Com a entrega de última milha, os clientes podem ter o produto entregue à sua porta e acompanhar todas as atividades de trânsito.
Quais são as vantagens da última milha para a cadeia de suprimentos?
Durante o boom da economia online, ficou mais claro do que nunca que, para pequenas e médias empresas (PMEs), a última milha é uma ferramenta essencial para sobreviver e crescer. A possibilidade de entregar na casa do cliente cria uma vantagem num ambiente altamente competitivo e garante a qualidade e a segurança do processo desde o momento em que o produto sai do armazém até chegar ao consumidor final.
Vantagens da logística de última milha na cadeia de distribuição
- Reduz os custos operacionais. Tecnologia e algoritmos especializados em embarques com serviços de entrega eficientes reduzem os custos logísticos em até 40%, segundo dados da Borzo (ex-Click Entregas), startup de entregas expressas;
- Otimização do prazo de entrega para o cliente final;
- Remessa sob demanda que pode ser entregue em residências particulares ou estabelecimentos comerciais;
- Melhora a experiência do cliente com uso de geolocalização em tempo real, otimização de rotas e personalização de serviços;
- Aumento da qualidade e variedade no modo de transporte. É possível utilizar desde caminhões e vans até soluções mais rápidas e leves, como motocicletas.
Gerenciamento de entregas de última milha
Gerenciar entregas individualmente pode se tornar um desafio sem ferramentas e infraestrutura produtivas. Por exemplo, se você estiver entregando em áreas mais afastadas, bem como rurais, nem sempre se tem um mapeamento de GPS ou sinal de telefone adequado, trazendo um desafio para a logística.
Aqui, você precisará de um software de gerenciamento de entrega inteligente que possa ajudar na automação de atribuições de entrega e gerenciamento de pedidos, entre outros. Existem empresas de logística que ajudam na atribuição automática de pedidos de entrega individuais para a equipe de entrega com base na localização, hora e rota para minimizar atrasos.
Rastreamento de última milha
Quando se concentra em entregas individuais mais rápidas, o rastreamento de correio de última milha ocupa o centro do palco. O rastreamento permite que as empresas otimizem a rota e garante entregas mais rápidas. Especialmente para áreas urbanas, contornar picos de tráfego e chegar ao local em que o cliente se encontra são essenciais.
Veja o exemplo das entregas de comida. Se você vai servir comida quente e fresca para seus clientes, o rastreamento do correio de última milha é vital para uma melhor experiência do cliente. Aproximadamente 66% dos clientes param de comprar em uma loja de comércio eletrônico após duas experiências de entregas atrasadas. Assim, acompanhar a entrega se torna muito importante.
Para uma pequena empresa de comércio eletrônico, a abordagem de última milha é fundamental para as operações diárias. As entregas podem ser divididas em unidades menores para melhor gerenciamento do que uma abordagem em massa. Além disso, existem vários desafios para o sistema de entrega de última milha que podem ser transformados em uma oportunidade com o tipo certo de soluções tecnológicas.
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