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7 dicas para se destacar com o seu e-commerce de moda íntima

Por: Jordana Hedler

Relações Públicas, pós-graduanda em Comunicação 5.0 e Inteligência Artificial. Especialista em Marketing Digital, gestão de redes sociais, otimização de sites e planejamento da comunicação.

O mercado de vendas online tem crescido grandemente desde o início da pandemia ocasionada pelo vírus da Covid-19. De acordo com matéria publicada no site da Resultados Digitais, somente no primeiro semestre de 2021, as vendas no e-commerce tiveram uma alta de 57,5% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Tendo em vista que o ano de 2020 foi um dos melhores para as lojas online, o resultado se torna ainda mais surpreendente. Ademais, o ticket médio também teve uma alta de 9,4%, ou seja, as pessoas não estão apenas comprando mais, mas também gastando mais.

Dessa forma, não há melhor momento para entrar nesse mercado do que agora. Nas próximas linhas, confira 7 dicas para você conseguir se destacar no e-commerce, mais especificamente no setor de moda.

Cadastre a sua loja em sites de cupom de desconto

Na internet, você vai encontrar diversos sites que oferecem cupons de descontos dos mais variados e-commerces para os seus visitantes. A partir disso, eles recebem uma pequena comissão por cada venda realizada utilizando o cupom e o cliente acaba economizando em seu pedido.

Como lojista, você vai arcar com o investimento do desconto e da comissão ao site. Independentemente do tamanho do seu negócio, essa pode ser uma excelente forma de divulgação e aquisição de clientes. Avalie o seu CAC para saber como adequar essa estratégia a sua empresa.

Bons exemplos de grandes sites que utilizam essa estratégia são a Dafiti, C&A, Renner, e várias outras do segmento, não fique de fora!

Tenha uma boa estrutura

Não há como falar de e-commerce e não falar da estrutura de seu site. Se prepare para receber os consumidores de uma forma que a sua loja online não vá sofrer instabilidades ao ter vários acessos.

Para isso, é fundamental investir em um bom servidor de hospedagem, com uma grande capacidade de tráfego. Assim, vai estar seguro para receber os clientes.

Basicamente, existem diferentes tipos de hospedagem de sites, sendo a mais comum a hospedagem compartilhada. Nesta, há um único servidor que armazena diversos sites e, portanto, os recursos dele são compartilhados.

Geralmente, são mais baratas e possuem uma capacidade de tráfego limitada. Por isso, ao receber uma alta quantidade de visitantes simultâneos, seu site pode simplesmente sair do ar e ficar inacessível.

Caso isso aconteça, perderá os clientes que entraram no seu site naquele momento. Talvez alguns deles retornem mais tarde para tentar acessá-lo novamente, mas será que vale a pena arriscar? A resposta é não!

Tenha uma hospedagem em um servidor dedicado à sua loja online, isto é, um local em que somente o seu site e mais nenhum outro estará hospedado. Além disso, certifique-se de que ele tenha uma boa estrutura de processamento e armazenamento de dados.

Invista no visual

A aparência de uma loja online está diretamente relacionada com a credibilidade e confiança que ela vai passar para o cliente. E isso é fundamental para uma loja de roupas íntimas também.

Basta se colocar no lugar de um consumidor. Você compraria em um site mal organizado e com uma aparência desleixada? Normalmente, as pessoas fogem desses sites.

Isso porque existem muitos golpes na internet por meio de sites de fachada que são criados. Neles, as pessoas vendem produtos por um preço que costuma estar abaixo da média, mas nunca entregam o produto.

Quando o consumidor decide reclamar, o suporte simplesmente não existe ou o ignora. Em pouco tempo, esses sites costumam sair do ar, mas o prejuízo para quem realizou a compra tende a se manter.

Comumente, esses sites possuem uma aparência muito simples e esse é um dos motivos de investir no visual da sua loja online. Existem inúmeros outros, como a agregação de valor.

Muitas vezes, o que define o preço de um produto é a percepção que o cliente tem sobre ele e não necessariamente o produto em si. O design está intimamente relacionado a autoridade da sua marca e ela ao valor que seus produtos têm. Não negligencie esta parte!

Contrate um bom serviço de marketing digital

Na internet, é impossível se dar bem sem um bom serviço de marketing digital. Afinal, sua loja de moda íntima pode estar incrível, se ela não for bem divulgada, se não aparecer no Google quando buscarem por produtos, você não vai conseguir clientes.

Para crescer nesse meio, é fundamental ter um bom branding, uma estratégia de marketing de conteúdo, uma boa copy para os seus produtos e assim por diante.

Caso você não tenha experiência com marketing digital, é ideal que contrate algum profissional ou uma empresa para realizar esse serviço por você.

Em sequência, será traçada uma estratégia de marketing que atenda bem aos seus objetivos e você estará mais próximo do sucesso que tanto deseja.

Imagem de pessoa usando computador

Tenha um bom suporte ao cliente

Ser bem atendido em uma loja online pode ser a diferença entre realizar uma compra ou não.

Em geral, todos gostam de ser bem atendidos e muitas vezes as pessoas precisam falar com o suporte de uma loja online para sanar suas dúvidas ou simplesmente saber se o local é seguro e vai estar disponível para resolver qualquer problema que possa surgir.

Afinal, mesmo que você faça tudo certo, nunca se sabe quando surgirá algum problema imprevisto. Muitas vezes, pode não ser nada relacionado a sua loja em si, mas simplesmente um cliente com dificuldades em finalizar a compra por desconhecimento.

Nesse momento, ser bem atendido pelo suporte do local vai ser a diferença entre ele comprar o produto na sua loja online ou em outra.

Idealmente, invista em mais de um canal de atendimento, como telefone, redes sociais e e-mail. Dessa maneira, os clientes poderão entrar em contato com o suporte da forma que se sentirem mais confortáveis.

Seja diferente da maioria

A verdade é que atualmente não faltam opções de compra quando o assunto é comércio online, haja vista a alta do setor. Por isso, é imprescindível que você se diferencie da maioria de alguma maneira.

Para tal, existem diversas ações que você pode tomar, sendo que algumas delas já foram citadas neste artigo.

Além disso, você deve pensar no que pode fazer além da sua concorrência, como um bom sistema de avaliações, um nicho bem específico – como a venda de roupas íntimas somente para pessoas acima do peso, vendas de artigos eróticos – e assim por diante.

Ressaltando novamente o que já foi dito neste artigo e pode diferenciar a sua loja online das demais ou pelo menos colocá-la no mesmo patamar das maiores, veja o que pode fazer:

  • Cadastrar a sua loja em sites que oferecem cupons de descontos;
  • Investir em um bom servidor para hospedar o seu e-commerce;
  • Possuir um site com um design muito bem desenvolvido;
  • Ter uma estratégia de marketing digital muito bem estabelecida e executada para conquistar os seus objetivos;
  • Ter um suporte ao cliente muito bem elaborado.

Explore bem, seja diferente, busque novas estratégias ou simplesmente faça melhor do que o existente. Dessa forma, com toda certeza vai conquistar o seu espaço.

Faça parceria com blogs de moda e roupa íntima

O marketing de conteúdo é uma das melhores estratégias para quem deseja se destacar na internet. De forma bem resumida, ele consiste em investir na produção de conteúdos relevantes para posicionar o seu negócio no Google.

Desse modo, quando buscarem por algum termo nele, é esperado que encontrem a sua loja e acabem comprando nela devido a outras estratégias envolvidas nesse processo.

Uma excelente maneira de entrar nesse meio e se destacar é fazendo parcerias com blogs de moda. Podem ser artigos publicados sobre a sua loja neles, anúncios ou o que sua criatividade permitir.

Após isso, vai alcançar um grande público muito bem segmentado e desfrutar de uma alta em suas vendas, além de ganhar autoridade no Google devido a uma estratégia chamada link building.

Claro que, para que isso dê certo, a sua loja online precisa já estar seguindo as demais dicas deste artigo. Do contrário, pode ser que consiga uma grande quantidade de acessos simultâneos ao seu site e ele caia devido a uma má hospedagem.

Outra possibilidade é que as pessoas confiem na sua loja pelo artigo, mas ao entrarem nela desconfiem pela aparência, não consigam falar com o suporte e simplesmente desistam da compra.

Todas as dicas que foram citadas são complementares e você não pode negligenciar nenhuma delas para ter sucesso.

Se você quer realmente se destacar nesse meio, siga tudo o que foi dito e mensure o seu processo. Aprenda com seus erros e acertos e mantenha-se sempre atualizado!