Ao contrário do e-commerce e dos sites tradicionais que possuem apenas um vendedor e muitos compradores, os marketplaces e plataformas têm múltiplos vendedores e compradores. Além disso, qualquer transação desse tipo envolve três partes: o vendedor, o comprador e o marketplace. Essa peculiaridade cria desafios constantes para marketplaces que querem aceitar pagamentos online e também faz com que grandes varejistas como Ebay estreitem suas relações com esses intermediadores de pagamentos. Para eles, contar com uma solução de pagamento de forma mais próxima é um passo estratégico na expansão geográfica de vendas: quanto mais fácil e mais completo o serviço de pagamento, mais pessoas de diferentes lugares do mundo poderão comprar.
A boa notícia é que como os marketplaces lideram o mercado, as empresas de pagamento já desenvolvem soluções que atendem demandas como a divisão de pagamentos, o comissionamento de vendas em tempo real e a simplificação do cadastro para vários vendedores. Veja um exemplo de como isso funciona no Moip:
A loja virtual Sapatos.com.br fez uma campanha de marketing em parceria com um determinado portal de mídia em que todas as transações geradas da ação de marketing, gerariam uma comissão de 20% do valor da venda. Assim:
Recebedor: Sapatos.com.br
Comissionado: Portal de mídia
Tarifa do intermediador: Sapatos.com.br
Em uma transação de R$ 100,00, o Portal de mídia receberia R$ 20,00 (20%) e a loja Sapatos.com.br receberia R$ 75,00 (80% – 5% de tarifa Moip). O comprador ao realizar a transação iria enxergar apenas o pagamento de R$ 100,00 para a Sapatos.com.br, preservando assim a negociação programada entre as outras duas partes. Veja:
Pontos a serem considerados ao contratar uma solução de pagamento para seu marketplace ou plataforma:
- Transparência ou Experiência de uso: A principal vantagem das vendas por marketplace é potencializar as relações entre vendedores e compradores. Por isso é preciso evitar qualquer obstáculo ou ruído que atrapalhe esse processo, como por exemplo o redirecionamento de página na hora do checkout. Ao deixar parte do fluxo de fora da experiência no site, deixando a negociação, o pagamento, ou o pós-venda, para ser realizado em outro ambiente, muitas vezes até presencialmente, o Marketplace está deixando de fornecer uma parte importante do serviço e com isso está perdendo valor. Um outro ponto importante é que nos casos em que a transação (pagamento) ocorre fora do ambiente o Marketplace não têm acesso às reais vendas realizados no seu ambiente e pode inclusive ser impossibilitado de cobrar as suas taxas de serviço, limitando-se a funcionar como uma plataforma de anúncios.
- Confiança e segurança: O momento do pagamento, transferência de valores após ou antes da prestação do serviço ou entrega da mercadoria, pode e deve ser utilizado para aumentar a credibilidade dos Marketplaces. Neste momento é possível, por meio do uso de terceiros ou intermediadores, passar uma segurança adicional aos usuários do Marketplace. Um exemplo são os programas de proteção em que o valor somente é liberado para o vendedor/prestador de serviço após o aceite do comprador ou programas em que existe um prazo para que o comprador possa cancelar o pagamento caso o serviço não tenha sido prestado conforme combinado.
- Gerenciando conflitos e problemas na relação comercial: Por causa desta complexa relação comercial, o marketplace deve estar pronto para enfrentar eventuais conflitos e desacordos entre vendedores e compradores. Fornecer meios para verificar se determinado vendedor ou prestador de serviços cumpriram com o que foi acordado, além de meios para que esses conflitos sejam resolvidos.
Outros pontos como a integração do cadastro entre o marketplaces, solução de pagamento e vendedores, além da oferta de vários meios de pagamento também são importantes. Vale a pena se planejar para atender a essas demandas.