Sabemos que a entrega do produto é, na maioria dos casos, a última fase do processo de venda. Podemos imaginar essa etapa como o momento em que os dois interessados de um acordo dão as mãos, ou seja, é quando, de fato, se faz o encontro entre a loja e o consumidor.
Contudo, apesar da simbologia desta fase, a atenção com a entrega do produto não deve ocorrer somente pelo acordo fechado com o cliente, mas também por sabermos que os custos com o frete podem representar cerca de 10% da receita de um negócio. Portanto, uma fatia importante que pode influenciar positiva ou negativamente no faturamento da empresa.
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Desta forma, é preciso conhecer maneiras de economizar nesta etapa. Porém, sem perder a qualidade que a fase exige, já que, como dito, é a hora em que a empresa fica mais próxima do cliente.
O processo logístico
O cliente que faz uma compra online não precisa saber de todos os processos de uma operação logística. O fato de haver fases como a separação do produto, a coleta, a etiquetagem, primeira milha, definição de roteiro, rastreamento e muitos outros processos não deve influenciar na espera do cliente.
Para o consumidor, o essencial é receber a sua mercadoria intacta e dentro do prazo previsto. Isso porque ele deu um voto de confiança para a empresa, uma vez que provavelmente já fez o pagamento sem a compra em mãos, mas com a certeza de que ela chegará.
Portanto, a busca pela redução dos custos não deve afetar o atendimento qualificado ao consumidor, tampouco os serviços prestados a ele. Pensando assim, as soluções logísticas são a maneira ideal para melhorar os custos das entregas.
E essa pode ser a razão de as soluções logísticas terem sido um dos destaques da pesquisa Transformação Digital no Varejo Brasileiro, da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo.
Segundo o estudo, 51% dos varejistas pretendem fazer a implementação, nos próximos 12 meses, de soluções em logística. Os dados revelam um aumento de 12% em relação ao ano anterior, pois em 2020 eram apenas 39% dos varejistas que tinham como meta esse tipo de investimento.
Gestão inteligente
As soluções logísticas podem contribuir em diversas etapas da operação, desde a verificação do estoque, passando pela coleta da mercadoria até a última milha, na entrega do produto para o cliente.
Entre esses diferentes serviços, há a gestão inteligente, a qual com a tecnologia de uma plataforma logística é possível gerenciar todas as fases da operação. Desta forma, a economia surge por meio de diminuição de erros, como a organização do sistema de estoque, a otimização da coleta do produto com a inteligência do ship from store e até com a escolha dos melhores roteiros até o endereço do consumidor.
Rastreio das encomendas
Além da gestão inteligente, o tracking, ou rastreamento da mercadoria, também pode contribuir para a redução de custos. Essa economia se dá, em sua maior parte, no setor de Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). Isso porque as informações sobre o rastreamento da compra com o status em tempo real podem ser enviadas pelo WhatsApp do cliente (e do lojista, é claro!). Assim, solicitações de dados quanto à localização ou data de entrega podem ser mitigadas com o tracking e a disponibilização do status do envio.
Esse rastreio ativo ou autônomo, o qual a informação é enviada para o smartphone do cliente sem a necessidade de ter um operador por trás, pesquisando localidade para disponibilizar os dados ao cliente, auxilia na redução da ansiedade do consumidor, assim como nos custos com funcionários no setor de atendimento.
Com o uso do tracking nota-se também a redução de gastos com extravios e furtos, por exemplo. O acompanhamento do status e de todo o trajeto garante ao lojista a oportunidade de dar soluções a problemas antes mesmo que ocorram, assim como informar ao cliente possíveis intercorrências.
Logística reversa
Pesquisas apontam que quase 30% das compras realizadas são trocadas ou devolvidas. E esse tipo de solicitação do cliente acarreta em altos gastos se a empresa não estiver preparada.
Contudo, com uma logística reversa inteligente, é possível reduzir os custos desde o momento em o consumidor faz esse pedido. Isso porque, como a estratégia ship from store, a empresa pode verificar qual a loja mais próxima do consumidor tem o novo produto solicitado para fazer o envio. Além disso, a retirada do produto pode ser feita no endereço do cliente ao mesmo tempo em que a entrega da nova mercadoria é feita. Ou seja, em apenas um deslocamento, no trajeto mais curto possível, o cliente já tem o seu problema resolvido!
Essa logística reversa proporciona otimização de tempo, redução de custos e maior satisfação dos clientes.
Necessidade de implementação
Conforme já percebido, ao menos na pesquisa da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, a maioria dos varejistas enxergam a importância e a iminente necessidade e implantação de soluções logísticas em seus negócios.
O caminho mais fácil para obter soluções logísticas apropriadas para a necessidade de cada empresa e que tragam eficiência e economia, é por meio de parcerias com companhias especializadas.
Empresas de logística inteligente podem atuar na gestão completa dos processos, da pré-postagem à entrega ao cliente, fazendo todas as operações de forma monitorada para que haja a plena segurança que o produto do cliente e a reputação do negócio merecem.
Portanto, não somente para melhorar os custos, mas também para aumentar a performance do negócio e não ficar atrás da concorrência, as soluções logísticas são, sem dúvida, não um investimento secundário, mas sim uma necessidade.