A pandemia ocasionou um crescimento exponencial do comércio eletrônico em todo o mundo – e também aumentou a conscientização dos consumidores sobre questões de sustentabilidade. Varejistas e marcas estão sob pressão para tornar as compras online mais sustentáveis - e ambos podem se beneficiar com isso.
Quais são os pilares da sustentabilidade?
- Ambiental: O pilar ambiental geralmente recebe mais atenção, pois as empresas se concentram em como reduzir suas pegadas de carbono, resíduos de embalagens e impacto ambiental geral. Acompanhar e focar na redução do impacto ao meio ambiente podem ter um impacto positivo no planeta e um impacto financeiro positivo à medida que mais e mais consumidores valorizam os esforços que estão sendo feitos.
- Econômico: Para que uma empresa permaneça solvente, ela precisa se concentrar em sua própria viabilidade e lucratividade como empresa. Dito isso, para ser sustentável, o lucro não pode vir à custa dos outros dois pilares. As preocupações neste pilar são se os interesses das partes interessadas do negócio se alinham com os da comunidade, clientes e valores da empresa.
- Social: O pilar social inclui operar de forma que beneficie os funcionários e a comunidade do entorno de acordo com a licença social. Também significa prestar atenção em toda a sua cadeia de suprimentos e garantir que as pessoas envolvidas na criação de seus produtos sejam tratadas e remuneradas de forma justa.
Neste artigo, o foco será no pilar ambiental.
Na onda da sustentabilidade, no primeiro semestre de 2022, o Walmart planeja testar alternativas ao plástico descartável para retirada na loja e entrega em domicílio. Esses serviços são parte do rápido crescimento dos negócios de supermercado do Walmart, depois que os compradores se acostumaram com a conveniência durante a pandemia.
Tanto as marcas quanto os varejistas têm uma grande oportunidade de incorporar e endossar a sustentabilidade em sua produção, embalagem e mensagens, bem como em seus métodos de entrega.
Para os varejistas, o comércio eletrônico vem com frete. E com o envio vêm caixas, emissões de carbono e muito material de embalagem de plástico, o que significa que cada uma dessas compras teve um impacto no meio ambiente.
Como é improvável que o consumo global diminua tão cedo, o setor de comércio eletrônico agora está focado em ajudar a oferecer sustentabilidade, melhorando diferentes aspectos de suas operações.
Sabemos que é mais fácil falar do que fazer, pois o setor tem que lidar com desafios como implantar mais soluções logísticas para atender à demanda aumentada, produzir mais embalagens para garantir que os produtos sejam entregues aos clientes com segurança e o desafio de lidar com mercadorias e embalagens devolvidas.
Mas algumas práticas podem auxiliar nesse processo!
Adote práticas de transporte ecológicas
Tornar seu processo de envio mais sustentável é uma das maneiras mais simples de reduzir seu impacto ambiental.
Escolha embalagens recicladas e sustentáveis ao selecionar caixas e materiais de embalagem.
Envie a granel sempre que possível.
Incentive os clientes a reutilizar ou devolver quaisquer recipientes de produtos.
Considere fazer uso da opção de remessa neutra em carbono. Ser carbono neutro significa reduzir onde é possível e balancear o restante das emissões por meio da compensação, que pode ser feita pela compra de créditos de carbono ou recuperação de florestas em áreas degradadas (você pode adicionar uma opção no checkout para que os clientes paguem os custos de compensação, se desejar).
Conheça seu público
É essencial entender seus clientes e as causas com as quais eles se preocupam. Além disso, considere o que sua marca representa e se isso é claro para seus clientes. Para o bem ou para o mal, alguns dados demográficos e bases de consumidores darão um prêmio menor à sustentabilidade do que outros.
Embora a adoção de práticas de comércio mais sustentáveis seja positiva, você pode não ver um ROI semelhante se seu público específico não for focado em sustentabilidade. Além disso, as empresas de comércio eletrônico devem fazer a devida diligência suficiente para fazer mudanças genuínas que tenham uma diferença mensurável.
A mudança é inevitável. Reduzir. Reuso. Reciclar não é mais apenas um slogan. É uma chamada à ação que os consumidores estão respondendo agora.
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