Ao adquirir um produto, seja em loja física ou no e-commerce, os clientes esperam que a sua compra seja entregue em uma embalagem que, além de proteger, também ofereça uma ótima experiência.
Por isso, hoje irei falar sobre os impactos da escolha da embalagem para e-commerce, além de alguns aspectos para você ficar de olho na sua loja!
Impactos da embalagem para e-commerce
Se durante um passeio em lojas físicas é comum percebermos estabelecimentos que investem em decorações criativas, perfumes característicos e atendimentos especializados, em compras feitas no e-commerce, essa experiência do cliente pode ser sentida, muitas vezes, por meio da embalagem do produto.
Isso porque, ao realizar uma compra pela internet, o consumidor fica ansioso pela sua chegada, criando expectativas. Assim, quando o pedido chega em suas mãos, certamente, as embalagens, tanto externa quanto interna, podem proporcionar uma ótima experiência, agregando valor à marca e sendo um canal de marketing offline.
A embalagem para e-commerce também pode servir para:
- Surpreender o cliente;
- Ser um diferencial da marca;
- Reforçar a identidade visual da empresa;
- Estabelecer uma conexão com o consumidor;
- Fidelizar o comprador.
Sendo assim, além da sua tradicional função de proteger o produto, as embalagens são muito importantes na experiência do consumidor. É o que mostra a pesquisa da Two Sides Brasil, a qual aponta que quase 74% dos consumidores alegam que as embalagens influenciam sempre ou frequentemente em suas decisões de compras.
Leia também: O que é a Cyber Monday e como utilizá-la para vender mais?
5 aspectos para se preocupar em embalagens para e-commerce
Pensando nessa grande relevância da embalagem para e-commerce, separei 5 aspectos para você se atentar em sua loja virtual que, com certeza, farão a diferença para seus clientes.
1. Tamanho e peso da embalagem
Um dos grandes dilemas que todo e-commerce enfrenta é o frete e as maneiras de deixá-lo o mais barato possível, já que, para alguns consumidores, esse fator é um grande empecilho na hora de finalizar a compra.
Para calcular a taxa de envio, as transportadoras utilizam informações como a medida da caixa e o seu peso. Por isso, analise seus produtos e estude como você pode, por exemplo, diminuir os tamanhos e os pesos das embalagens de envio sem prejudicar a segurança do produto que vai dentro (como riscos de amassar, quebrar ou estragar).
Com isso, você poderá oferecer valores de envios mais amigáveis para seus clientes, que não terão mais esse problema na hora de finalizarem as suas compras.
2. Embalagens seguras
Outra constante preocupação dos consumidores de lojas virtuais é a segurança e proteção dos produtos que eles adquirem online. Principalmente quando se tratam de objetos mais sensíveis como produtos eletrônicos, acessórios, vasos, peças que tenham vidro ou sejam mais frágeis.
Ao ser enviado, o produto percorre muitos quilômetros até chegar em seu comprador, podendo passar por caminhões, vans, aviões etc. Além disso, seu manuseio pode ser feito por funcionários e até mesmo por esteiras e separadores automáticos.
Pensando nisso, é imprescindível que o seu e-commerce invista em embalagens extremamente seguras e que resistam a todos esses processos. Realize testes e não se esqueça de divulgar para os clientes que a sua loja se preocupa com esse aspecto.
Você pode, por exemplo, gravar um vídeo institucional mostrando todo o cuidado que a sua equipe tem, ao embalar e enviar os produtos, e deixá-lo disponível em suas redes sociais, em uma página do seu site que possui informações sobre os envios ou até mesmo no checkout das compras.
3. Proteção
Como falamos anteriormente, as embalagens seguras são extremamente importantes para o envio de produtos. Muitas vezes, contudo, por mais que você invista em caixas feitas de materiais resistentes, alguns produtos podem ficar pequenos dentro das caixas e acabar “sambando” dentro delas.
Para resolver essa situação, você pode investir em almofadas de ar, plástico bolha, papéis picados, papel kraft ou placas de isopor. Verifique qual se encaixa melhor com os seus produtos e as suas embalagens e procure fornecedores para calcular qual opção compensa mais para a sua loja.
4. Criatividade
A experiência do usuário vem se tornando cada vez mais importante no mundo dos negócios. E não é para menos. Com tantas opções no mercado, fica fácil para os consumidores encontrarem produtos e serviços de qualidade e com bom preço. Então, a embalagem para e-commerce pode fazer a diferença na tomada de decisão do seu consumidor.
Em vista disso, você não deve esquecer de se preocupar com o design das suas embalagens. Invista em um layout atraente, que chame atenção do cliente e que tenha a cara da sua marca.
Ao invés de fazer o envio em uma caixa de papelão simples, que tal personalizá-la com o logo da sua marca e com uma frase impactante? Ou até mesmo mandar um cartão junto, borrifar o perfume da loja ou envolver o produto em um papel de seda. Sem dúvidas, seus clientes irão valorizar esse cuidado e essa experiência de receber o pedido de uma maneira mais criativa e agradável.
5. Divulgação
Uma grande tendência que surgiu nos últimos tempos, com o advento dos vídeos do YouTube e com a enorme popularidade dos stories do Instagram, é o conteúdo de “unboxing” (ou em português “desembalar”).
Esse material consiste em vídeos de pessoas abrindo caixas de produtos enviados por empresas e, a partir de seu boom, o público no geral também passou a produzir esses conteúdos em suas próprias redes sociais. É muito comum, por exemplo, você se deparar, no Instagram, com fotos e boomerangs de pessoas exibindo a embalagem de um produto que acabaram de comprar.
Essas postagens podem ser um marketing espontâneo para a sua marca, pois os consumidores costumam confiar em empresas que pessoas conhecidas compraram e tiveram boas experiências.
Assim sendo, se você investir em embalagens que possuam um design chamativo, seus clientes serão incentivados ainda mais a postarem e divulgarem em suas redes sociais.
Embalagem como diferencial
Por mais que a embalagem para e-commerce seja de extrema importância para uma boa experiência do cliente, muitas lojas virtuais ainda não dão a devida atenção. Seja por motivo de não quererem investir nesse aspecto ou por não terem conhecimento do grande valor que tem a embalagem.
Fato é que empresas que já aderiram ou que estão no processo de personalizar as suas embalagens já saíram na frente em relação a seus concorrentes.
Prestar atenção nesses detalhes é fundamental para a saúde, crescimento e sucesso de qualquer negócio!
Leia também: Seu e-commerce está preparado para a LGPD?