Ter uma gama de clientes fiéis e satisfeitos é o sonho de todo empreendedor digital. Uma plataforma robusta e prática, uma equipe capacitada e um estoque que atenda com total precisão sua demanda podem te ajudar a chegar lá!
Mas calma, para que os resultados sejam duradouros, é preciso fidelizar seu cliente, promover a “recompra” e estabelecer um relacionamento com seu público. Como fazer isso?
Por minha experiência pude notar que quando falamos de fidelização, estamos no fundo falando sobre cativar, trata-se de um processo que envolve confiança e satisfação por parte de um cliente que se sente completamente à vontade ao se relacionar com sua marca, para tanto, ai vai uma ideia: Integre um módulo de fidelidade á sua plataforma! E agora uma dica: estude o comportamento de seus clientes antes de oferecer pontos ou descontos.
Evite intromissões, às vezes o cliente não esta interessado em mais nada além do que já comprou, planeje suas estratégias baseando-se nas ações de acessibilidade deles e crie campanhas personalizadas, ofereça descontos interessantes! Nenhum usuário sensato se interessa por um cupom caríssimo ou por opções de troca que não tenham relação com os produtos de sua preferência.
• Tipos de campanhas: depois de analisado o perfil de seus clientes, conte com a plataforma da sua loja para elaborar campanhas de recompensa dos tipos:
Desconto na próxima compra, saldo de pontos por compra, frete grátis para um determinado valor em compras. Você pode premiar seus clientes com vantagens e benefícios quando: assinarem seu newsletter- avaliarem seus produtos – ‘favoritarem’ seus produtos – interagirem em redes sociais – enviarem vídeo de produtos – participarem de pesquisas – e quando fazem aniversário.
• Campanhas para grupos de clientes: elabore campanhas para determinados grupos de usuários, você pode segmentá-los por: região – sexo – idade – escolaridade – defina o gênero que mais se enquadra ao seu nicho.
• Campanhas individuais: você tem acesso à preferência dos seus clientes e sabe quais produtos ele comprou e até mesmo aqueles que ele apenas ‘namorou’. Sugira combinações de produtos, pacotes promocionais, descontos específicos, personalize o seu atendimento.
• Regras: defina regras e regulamentos para todas as suas campanhas! Especifique datas de expiração, limite de saldo máximo, limite de valor de pontos disponíveis para troca – disponibilize em sua loja uma ‘área do cliente’ onde ele possa ter acesso a todas as informações e tramitações das campanhas.
• Plataformas: dê preferências a plataformas que disponibilizem módulos específicos de fidelidade e facilite a automatização de funções e alternativas como: disparo de e-mails para os clientes lembrando a data de expiração da promoção, monitoramento do histórico de acessibilidade e compras – gerenciamento de saldos e campanhas.
Os nichos que mais abordam estratégias de acúmulo de vantagens são em sua maioria relacionados a produtos com um intervalo de recompra pequeno ou de consumo constante como cosméticos, roupas, acessórios, delivery de alimentos, mas com criatividade, é possível adaptar as estratégias para todos os segmentos. Aproveite estas dicas e turbine suas vendas!