Que a logística é um dos maiores desafios enfrentados por gestores de E-commerce, não é novidade. Mas algumas estratégias e cuidados podem fazer dela o grande diferencial para conquistar e manter clientes. Como?
– Seja transparente com seu cliente. Dê o prazo de entrega, se possível, com uma folga. Assim, a escolha entre esperar ou não, é dele. Você evita a frustração que o atraso causa;
– Deixe mais de uma opção para cálculo do frete disponível em sua loja virtual. Nem sempre o sistema dos correios funciona perfeitamente. Como fazer isso?
– Solicite aos seus desenvolvedores que criem as tabelas de frete e integrem ao seu E-commerce. Assim, o cliente consegue saber com mais precisão quanto vai pagar pela entrega da mercadoria;
– A dica acima é especialmente importante para empresas que vendem produtos grandes, como móveis. Nestes casos, muitas vezes, o serviço dos Correios não é o mais viável;
– Trabalhe com a opção de frete grátis sempre que possível. Os clientes não costumam fazer a conta para constatar que o valor do frete muitas vezes está embutido na mercadoria. Mesmo que seu produto esteja mais barato que o do concorrente, a chance do cliente clicar no que oferece frete grátis é grande!
Agora como estruturar sua logística internamente:
– Vamos começar do básico, um sistema de BackOffice ajuda, e muito, a não se perder no meio do fluxo. Um bom BackOffice ajuda na separação, conferência e despacho das mercadorias. Precisa integrar com as principais transportadoras e com os Correios. Além disso é fundamental que o BackOffice ofereça ferramentas como:
– Indicadores de desempenho específicos para logística;
– Modelos de Planejamento de Compras (reposição contínua e sazonal, giro, cobertura, GMROI, dentre outras)
– Pesquisa, pesquisa e mais pesquisa. Cote transportadoras diferentes. Tenha sempre opções. Principalmente em épocas de grande movimentação, como o Natal e Final de ano;
– Estabeleça parcerias. Ao escolher e priorizar alguns fornecedores, você acaba conseguindo negociar melhor o valor do frete. Já que os dois têm a chance de ganhar no volume de negócio. Outra vantagem das parcerias de logística é a diminuição dos custos com estoques e possibilidade de realizar operações de cross docking,aumentando a eficiência operacional. Além disso, firmando parcerias com os fornecedores e tendo um bom BackOffice é possível promover campanhas e promoções muito bem gerenciadas que aumentam a rentabilidade do negócio.