O Tmall Global, marketplace de marcas internacionais do Alibaba, quer ajudar marcas norte-americanas de pequeno e médio porte a vender para jovens consumidores chineses em um momento em que as viagens internacionais estão limitadas e a demanda por produtos internacionais exclusivos é alta. É mais uma estratégia para se fortalecer como rival global da Amazon.
A Tmall Global está hospedando seu primeiro Pitch Fest para as marcas norte-americanas se candidatarem para vender em seu marketplace, a tempo do Dia dos Solteiros, o evento anual de compras de 11 de novembro cujo valor bruto de mercadoria no Alibaba atingiu US$ 38,4 bilhões no ano passado.
As vendas do Dia de Solteiros na China são maiores do que o Amazon Prime Day, Black Friday e Cyber Monday combinados, sendo uma grande oportunidade para as marcas norte-americanas.
Construção de relacionamentos do Alibaba
A Tmall, que entrou no mercado norte-americana em 2014 e estabeleceu equipes em Nova York e Los Angeles em 2017 para ajudar a orientar marcas dos Estados Unidos a venderem no mercado chinês, não compete diretamente com a Amazon de lá, mas está construindo relacionamentos com suas marcas e se preparando para a competição global.
“Eles não estão enfrentando um ao outro agora em termos dos consumidores que atendem, mas estão se enfrentando na Índia e no Sudeste Asiático”, disse a vice-presidente da Gartner, Danielle Bailey, que lidera o setor da Ásia-Pacífico da empresa, à revista Vogue Business. “A China está ultrapassando os EUA como o maior mercado de varejo do mundo e o Alibaba é a maior plataforma business-to-consumer da China. As pessoas subestimam o Alibaba em termos do que ele representa no cenário global.”
No entanto, Amazon e Alibaba estão competindo por escala e prestígio, diz Bailey. “O Alibaba é mais sofisticado que o Amazon. É aí que entra o aspecto da competição — a percepção como líder global em e-commerce.”
Pitch do Tmall
Para o Tmall, o Pitch Fest é um esforço para divulgar sua oportunidade e recursos, disse Tony Shan, chefe da Tmall Global para as Américas, à publicação. Mesmo que uma empresa não seja escolhida, será benéfico iniciar a conversa com marcas interessadas. “São tempos difíceis, e as marcas podem estar procurando maneiras de crescer e procurando outros canais. É uma maneira de fornecermos uma oportunidade para eles pensarem se a internacionalização é algo que desejam fazer ”, disse Shan.
As marcas selecionadas serão “aceleradas” para vender no mercado, com conselhos sobre seleção de produtos, preços e marketing para o consumidor chinês; uso do programa de atendimento no exterior da Tmall Global, no qual os produtos são enviados para fora de Los Angeles; e acesso a vendas e informações de preferências do cliente.
“Estamos vendo uma enorme demanda dos consumidores chineses em busca de produtos internacionais. Especialmente de nossos clientes mais jovens, o final da geração do milênio e consumidores da geração Z, eles estão mais interessados em culturas globais e gostam de comprar coisas que não podem encontrar no mercado chinês local ”, disse Shan. “Existem tantas marcas e negócios excelentes nos Estados Unidos, cobrindo todas as categorias de consumidores, que achamos que realmente atrairiam os consumidores chineses.
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