A Amazon anunciou esta manhã planos para adquirir a iRobot por um acordo em dinheiro avaliado em US$ 1,7 bilhão. A empresa de robótica doméstica, mais conhecida por ser pioneira no vácuo robótico, foi fundada em 1990 pelos membros do Laboratório de Inteligência Artificial do MIT Colin Angle, Rodney Brooks e Helen Greiner. Doze anos após sua fundação, a empresa apresentou o Roomba, marca que desde então se tornou sinônimo de branding, vendendo mais de 30 milhões de unidades em 2020.
Brooks e Greiner fundaram e lideraram várias outras empresas, enquanto Angle permaneceu como CEO – uma posição que ele manterá após a aquisição.
“Desde que começamos a iRobot, nossa equipe tem a missão de criar produtos inovadores e práticos que facilitem a vida dos clientes, levando a invenções como o Roomba e o iRobot OS”, disse o CEO Colin Angle em um comunicado. “A Amazon compartilha nossa paixão por criar inovações inteligentes que capacitam as pessoas a fazer mais em casa, e não consigo pensar em um lugar melhor para nossa equipe continuar nossa missão. Estou muito empolgado por fazer parte da Amazon e ver o que podemos construir juntos para os clientes nos próximos anos.”
A Amazon também vem atacando agressivamente o espaço da robótica na década desde que adquiriu a Kiva Systems, embora a divisão Amazon Robotics esteja focada apenas em seu jogo de armazém/atendimento. Mais recentemente, a empresa deu pequenos passos em casa com o lançamento do Astro, um bot alegre que não tem o foco único do Roomba.
“Sabemos que economizar tempo é importante, e as tarefas exigem um tempo precioso que pode ser melhor gasto fazendo algo que os clientes adoram”, disse o vice-presidente sênior da Amazon Devices, Dave Limp, no comunicado. “Ao longo de muitos anos, a equipe da iRobot provou sua capacidade de reinventar a forma como as pessoas limpam com produtos incrivelmente práticos e inventivos – desde a limpeza quando e onde os clientes desejam, evitando obstáculos comuns em casa, até o esvaziamento automático da lixeira. Os clientes adoram os produtos iRobot – e estou entusiasmado por trabalhar com a equipa iRobot para inventar formas que tornem a vida dos clientes mais fácil e agradável.”
A Amazon e a iRobot tiveram uma parceria cada vez mais próxima nos últimos anos, por meio da adoção da funcionalidade Alexa pelo Roomba e do uso de servidores AWS . Angle também falou com frequência sobre o Roomba – e os robôs domésticos em geral – como uma espécie de tecido conjuntivo para a casa inteligente. “A casa do futuro é um robô”, observou ele em entrevista ao TechCrunch . “E os aspiradores de pó e outros dispositivos são mãos e olhos e apêndices do robô doméstico. Em última análise, esta casa inteligente do futuro não é controlada pelo seu celular. Se você tem 200 dispositivos, você não vai ligá-los pegando seu celular. Precisamos de uma casa que se programe, e você mora em sua casa, e a casa faz a coisa certa com base na compreensão do que está acontecendo”, diz.
A empresa, no entanto, encontrou dificuldade em recuperar o sucesso do Roomba – mas não por falta de tentativa. Ele experimentou vários serviços de robôs domésticos diferentes, desde limpar calhas e piscinas até esfregar pisos e cortar a grama. Este último chegou na forma do Terra, que foi suspenso por tempo indeterminado durante a pandemia. Essa notícia chegou em abril de 2020 , juntamente com a notícia de que a empresa havia demitido 70 funcionários, representando cerca de 5% de sua força de trabalho global.
A aquisição está pendente do escrutínio regulatório padrão. As empresas terão que convencer os reguladores – entre outras coisas – de que estão mantendo as devidas salvaguardas de privacidade. A aquisição da Ring pela Amazon levantou todos os tipos de bandeiras vermelhas para grupos de defesa, e sua propriedade de um robô doméstico mais popular do mundo quase certamente levantará as sobrancelhas. Versões recentes do Roomba têm sensores cada vez mais sofisticados integrados para a construção de mapas 3D das casas dos usuários.
O acordo está entre os maiores da Amazon durante um momento especialmente ativo para o gigante do varejo. Segue-se os recentes acordos maciços para OneMedical e MGM . Se for concluída, a aquisição pode representar um momento decisivo para a robótica doméstica. Por uma década, o Roomba (e o exército de aspiradores de pó que se seguiram) tem sido o único robô doméstico verdadeiramente mainstream, já que nomes como Anki, Jibo e Kuri não conseguiram alcançar os consumidores convencionais. Com a aquisição da iRobot, a Amazon sem dúvida espera poder fazer pelo lar o que conseguiu com a robótica industrial.
Leia também: Amazon compra One Medical, provedor de saúde primária, por US$ 3,9 bi
Fonte: Tech Crunch