Segundo uma pesquisa conduzida pela ABComm, 61% das lojas virtuais têm como principal problema o atraso de entrega*. Esses dados revelam, segundo Fabiano Silva, da KPL (software especializada em TI, logística e comércio eletrônico), um déficit no processo de picking and packing e no controle de estoque das lojas de e-commerce.
Fabiano, que é fundador da KPL responsável pela área de pequenas lojas virtuais da empresa acredita que a melhor solução para diminuir esses gargalos e ganhar agilidade na logística e entrega é através de um sistema automatizado ERP. “Independente da plataforma de e-commerce que você escolher é preciso interligá-la com o ERP, assim será possível fazer todo o controle de gestão como contas a pagar, estoque, nota fiscal, etc”, aponta.
Para ele, se não houver controle destes processos, não há como o lojista cumprir o que prometeu ao cliente. “Muita empresa queima dinheiro por convencer o cliente a comprar e não tem o produto no estoque. Essa é uma das maiores formas de uma loja perder credibilidade diante do cliente”, disse.
Para ele, a integração de sistemas resolvidos facilitar a gestão de um negócio e as APIs (Interface de Programação de Aplicativos) podem ajudar nessa integração.
Fluxo bom do pedido
O fluxo bom de um pedido passa pelas seguintes etapas:
- Navegação e compra;
- Pagamento e antifraude;
- Logística interna (picking/packing, checkout e emissão de nota fiscal eletrônica);
- Expedição;
- Monitoramento
Para Fabiano, a tecnologia atual precisa estar preparada para executar de forma automatizada desde a reserva de estoque até a confirmação do pagamento. “Isto é essencial para uma logística organizada. Se o processo for automatizado diminui-se o risco de erro, afinal, qualquer variação de cor, tamanho, sabor, voltagem, determina o SKU”, recomenda.
Ele ressalta que o processo de entrega de uma pequena e de uma grande empresa é basicamente o mesmo, por isso, boas práticas como monitorar a encomenda nos Correios pela etiqueta com número de rastreio não podem ser esquecidas.
Armazenagem e estoque:
No caso de optar por usar um estoque compartilhado entre físico e online, use um ERP e considere automatizar, por exemplo, 10%, por exemplo do estoque físico ou do online. Se preferir o estoque consignado (o estoque “fingido”, no qual, depois da venda você solicita o produto para o fornacedor), a dica é não tercerizar a entrega!
Diferenciações:
- Não imprima o valor em um presente que foi comprado pela internet;
- Mande uma foto e uma dedicatória junto com o presente ao invés da nota fiscal;
Lembre o básico:
- Automatize seu sistema de gestão para não virar um caos;
- Tecnologia e pessoas ajudam seu e-commerce a não virar uma bagunça;
- Use a operação como fator de diferenciação;
- Utilize ferramentas para automatizar o processso;
- Diminua custos e melhore a experiência do seu cliente
*A pesquisa entrevistou 11 mil lojas virtuais no Brasil. A margem de erro é de 6%. Grau de confiança: 95%. Fonte: ABComm