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37% dos brasileiros já desistiram de fazer compra online por esquecerem a senha

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

O comércio eletrônico teve grande crescimento durante a pandemia do coronavírus, já que muitos estabelecimentos comerciais ficaram fechados. Para realizar compras online, cada e-commerce solicita que o usuário utilize uma senha, e isso acaba sendo uma barreira que impede muitas vendas. De acordo com um estudo da FICO, 37% dos consumidores brasileiros já desistiram de adquirir algum produto pela internet porque esqueceram sua senha do site.

O estudo destaca alguns hábitos do brasileiro para recordar suas diversas senhas que trazem diversos riscos. 29% dos consumidores utilizam cinco ou menos senhas em todas suas contas e 23% optam por deixar todas anotadas, por exemplo, num caderno ou no próprio celular.

O brasileiro está aceitando cada vez mais as novas tecnologias de autenticação — 86% concordam em fornecer sua biometria para seu banco e 89% aprovam que a instituição financeira analise a forma como digitam sua senha para ampliar a segurança. Dentre os recursos biométricos, 83% utilizariam impressão digital, 54% leitura facial e 35% varredura ocular.

Dispositivos com menos senhas

A pesquisa também identificou que a forma tradicional de autenticação com login e senha está com cada vez menos adeptos nos dispositivos móveis — apenas 45% de preferência quando o brasileiro acessa aplicativos de bancos.

Segundo a pesquisa, 53% preferem entrar em suas contas com senhas geradas por SMS a cada acesso, 50% consideram a leitura de impressão digital como boa alternativa, 36% optam por leitura facial e 34% preferem que novas senhas aleatórias sejam sempre enviadas por e-mail.

“A pesquisa destacou que o brasileiro está interessado em novas tecnologias de autenticação que facilitem seu dia a dia. Num ambiente competitivo em que mais e mais atividades são realizadas digitalmente, proporcionar aos clientes uma experiência agradável, eficiente e segura quando eles usam suas contas e adquirem produtos online é uma grande vantagem competitiva”, afirma Alexandre Nardy, consultor de fraude da FICO.

Para acessar um infográfico com os resultados da pesquisa, basta acessar o site.

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