A Via Varejo, dona da Casas Bahia e do Ponto, vai investir R$ 36 milhões na construção de uma nova loja em Extrema, no Sul de Minas. Além disso, vai modernizar dois centros de distribuição no estado, com previsão de gerar mil empregos diretos e indiretos. Isso porque estima-se que cerca de 20% do e-commerce brasileiro passa por Minas Gerais. Este número, inclusive, está em crescimento, segundo a Sede (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico).
Leia também: Saiba quais são os 100 maiores e-commerces do país
O diretor de atração de Investimentos da Invest Minas, Adriano Carvalho, reforça que ainda há espaços para crescimento no setor do e-commerce — mesmo com o grande fluxo de mercadorias no país. Ele direciona o olhar para as grandes cidades do Nordeste e do Centro-Oeste de Minas Gerais. “O número de galpões existentes no Brasil equivale à quantidade de estruturas do tipo somente no entorno da cidade de Chicago, nos EUA. O potencial é gigantesco”, defende.
A Casas Bahia já tem uma das maiores redes de distribuição do país, com 27 centros de distribuição e mais de 500 minihubs — onde produtos pequenos, como eletrônicos, são armazenados. Dois deles funcionam em Contagem, na Grande BH, um para atendimento de lojas físicas e outro para o e-commerce.
Crescimento do e-commerce em Minas
Fernando Gasparini, diretor executivo de Logística da Via Varejo, destaca os benefícios da medida para a criação de oportunidades na região. “Acrescentamos mais um ponto estratégico de armazenagem e distribuição de produtos para o e-commerce. Estão muito próximo de uns de nossos principais mercados consumidores, que são Minas Gerais e São Paulo”, começa o empresário.
Fonte: Agência Minas
Leia também: MadeiraMadeira e a criação do unicórnio com estratégia de dropshipping