Os Correios lançaram, nesta quinta-feira (15), um novo serviço de logística voltado ao comércio eletrônico e com foco nas micro e pequenas empresas (MPE). O e-fulfillment – solução de logística integrada -, suporta operações completas na armazenagem, atendimento de pedidos, separação, embalagem, integração com transporte e distribuição e logística reversa.
O serviço prevê uma redução média de 47% nos custos logísticos no e-commerce, que segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) está concentrada em 62,6% com o frete, 19,9% da operação de armazenagem e 17,5% com o manuseio.
Segundo José Furian Filho, vice-presidente de Logística dos Correios, o novo serviço possibilita aos proprietários de micro e pequenas empresas o acesso à cadeia logística com um custo reduzido. Com isso, o empreendedor consegue focar os recursos e esforços nas vendas. “Assim, as chances de essas MPEs crescerem são muito maiores”, afirmou.
Os produtos dessas micro e pequenas empresas poderão ser enviados para destinos nacionais e internacionais, incentivando as exportação pelas MPEs devido à simplificação do processo. Dessa forma, o espaço para armazenagem dos pacotes e preparação dos pedidos saem da mão do empresário.
De acordo com os Correios, os principais ganhos estão na simplicidade de precificação, por item armazenado e pedido atendido, na redução dos custos fixos logísticos e na celeridade operacional em retirar um produto do estoque e despachar no mesmo dia para entrega.
Com isso, além de manterem o foco nas suas atividades-fim, as lojas conseguem atender com escalabilidade as vendas em períodos de grandes demandas em datas especiais, como Black Friday, Natal, Dia das Mães etc.