Nesta terça-feira, 12, a ESHOPPER, especialista em análise da experiência do usuário, apresentou a 1ª edição do The Digital Commerce Ranking, premiação que visa reconhecer os 100 maiores e-commerces do Brasil em relação à usabilidade. O anúncio foi feito durante o VTEX Day, e contou com a apresentação de Tiago Baeta, fundador e CEO do E-Commerce Brasil, e Vivianne Vilela, Diretora de Conteúdo do E-Commerce Brasil.
A lista dos sites de compras que oferecem a melhor experiência aos clientes foi desenvolvida pela ESHOPPER e agregou endereços eletrônicos de seis setores: Esportes; Eletrônicos; Eletrodomésticos; Beleza e Farmácia; Moda e Acessórios; e Casa e Decoração.
Leia também: Segundo Worldpay, crescimento do e-commerce no Brasil até 2025 será de 18%
A empresa do segmento esportivo Centauro aparece em 1º lugar, seguida da Farmadelivery e da Drogasil, ambas dos setores de Beleza e Farmácia. Demais grandes marcas também aparecem na lista geral, como Adidas (4º), Droga Raia (5º), Tok & Stok (6º), Boticário (7º), Consul (8º), entre outras (Veja o ranking por segmento abaixo). Para consultar o ranking completo e por segmento, acesse aqui: https://eshopper.global/ranking/
Para a seleção, foram avaliados mais de 200 critérios dos maiores e-commerces em tráfego no Brasil, em oito áreas do conhecimento (Conteúdo e Personalização; Navegação; Política de Compra; Omnichannel; Carrinho e Checkout, Performance Web, SEO e Customer Service).
A premiação também contou com a apresentação da General Manager da ESHOPPER, Aline Haeckel, e pelo CEO Global da plataforma de comércio digital Vtex, Mariano Gomide.
Ainda no decorrer da divulgação da lista foram abertas as inscrições para as empresas que desejam participar do The Digital Commerce Ranking 2022. Serão contabilizadas informações de tráfego entre abril e junho deste ano. Acesse o site para mais informações.
Além do prêmio físico, a ESHOPPER também promoveu o NFT ESHOPPER, onde premiou os 3 primeiros lugares das 6 principais categorias do e-commerce no The Digital Commerce Ranking.
A partir desta quarta-feira (13), as lojas on-line que aparecem no The Digital Commerce Ranking receberão um selo especial chamado Best User Experience, que atesta aos visitantes que o site oferece uma das melhores experiências em compras no País.
Reconhecimento
A General Manager da ESHOPPER destacou que o objetivo da lista é oferecer uma análise com indicadores e boas práticas de mercado dentro de diversos setores de atuação do e-commerce.
Leia também: Venda de cartões presente deve superar os 300% de crescimento na Páscoa deste ano
“Nosso modelo de análise compara e quantifica a experiência do cliente a fim de disponibilizar esse comparativo às empresas. Assim, as companhias podem fazer ajustes visando a melhora da experiência de compra do consumidor, de modo ainda que ele adquira produtos de maneira rápida e fácil”, explica Aline.
A executiva ainda explicou que alguns dos motivos que levam os sites a conseguirem bons índices têm relação com o fato do consumidor, em poucos cliques, categorizar o que deseja, verificar reviews e imagens ampliadas, e finalizar a compra. “Nossa ranking é um bom parâmetro sobre o que se trata uma jornada fluida e satisfatória para o cliente”.
Sobre os últimos classificados no The Digital Commerce Ranking da ESHOPPER, a Genral Manager observa que eles, além de terem a possibilidade de aprender com quem alcançou os primeiros lugares, continuam sendo referência. “Parabenizamos todos os participantes, independentemente do nível em que estão no ranking. O nosso trabalho funciona com o objetivo de realizar uma análise exclusiva e oferecer um guia com melhorias que podem ser feitas”.
Leia também: MadeiraMadeira e a criação do unicórnio com estratégia de dropshipping
Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM), há mais de 1,5 milhão de lojas on-line no país. Questionada sobre os principais problemas encontrados lojas on-line, a General Manager da ESHOPPER foi enfática. “Há uma série de fatores que contribuem para a taxa de abandono do carrinho de compras no site. Entre elas, o layout ruim, e a falta de variedade de páginas e informações relacionadas ao frete e prazo de entrega”, exemplificou.
Confira abaixo a relação dos três primeiros colocados por cada categoria que receberam troféus:
Geral
1º lugar: Centauro, Felipe Pavoni
2º lugar: Farmadelivery, Sérgio Noia
3º lugar: Drogasil, Diego Kiria
Beleza
1º lugar: Farmadelivery, Sérgio Noia
2º lugar: Drogasil, Diego Kilian
3º lugar: Drogaraia, Diego Kilian
Moda e Acessórios
1º lugar: Reserva, Zé Alberto
2º lugar: Mr. Cat, Thabata Cesario
3° lugar: C&A, CEO Paulo Correa
Eletrônicos
1º lugar: JBL
2º lugar: Philco, Adriana Deslandes
3º lugar: Panasonic, Denis Lucas
Eletrodomésticos
1º lugar: Consul, Eduardo Akira
2º lugar: Compracerta, Eduardo Akira
3º lugar: Frigelar, Rubem Razões
Casa e Decoração
1º lugar: Tok&Stok, Ingrid Grasser
2º lugar: Móveis Simonetti, Paulo Marvila
3º lugar: Imaginarium, Wellington Santos
Esportes
1º lugar: Centauro, Felipe Pavoni
2º lugar: Adidas, João Machado
3º lugar: Puma, Luiza Lamarca
Leia também: O poder dos influenciadores no pós-pandemia