A Black Friday 2020 atingiu resultados históricos. Em levantamento feito pela Nuvemshop, a principal data para o comércio eletrônico movimentou R$ 20.383.052 milhões no último final de semana (de 27 a 29). Esse valor foi 105% maior do que os R$ 9.933.450 contabilizados na Black Friday do ano passado (de 29/11 a 1º/12). Esse resultado é baseado no banco de dados da empresa, que atualmente atende 70 mil lojas online.
A Nuvemshop constatou também um crescimento de 150% na quantidade de produtos vendidos, que ampliou de 155.763 para 388.841 unidades. Mesmo com esses números em alta, os especialistas da empresa notaram uma mudança no perfil do consumidor, que está comprando mais produtos, mas por menor preço. Como consequência, houve uma queda de 14% no valor do ticket médio, que este ano foi de R$ 203, menor do que os R$ 237 do ano anterior.
São Paulo e Minas Gerais foram os estados que mais movimentaram o e-commerce neste período. Ambos representaram 37% e 11% do mercado, respectivamente. Rio de Janeiro (10%), Paraná (6%) e Rio Grande do Sul (6%) fecham o top 5 das principais localidades que ganharam destaque nesse período.
Moda na Black Friday
Além disso, Moda continuou sendo o principal segmento para essa Black Friday. 51% do GMV foi transacionado nas lojas dessa categoria, seguido por Saúde Beleza (12%), Casa & Jardim (5%), Eletrônicos (5%) e Equipamentos & Máquinas (3%).
“A Black Friday 2020 movimentou com força a economia do Brasil, o que comprovou a relevância do e-commerce neste ano”, afirma Alejandro Vázquez, CCO e cofundador da Nuvemshop. “Estamos confiantes de que o valor total de vendas dos lojistas (GMV) da Nuvemshop deve realmente ultrapassar US$ 1 bilhão neste ano, um incremento de 5 vezes em relação à 2019.”
Leia também: Black Friday supera R$ 4 bilhões em 2 dias no e-commerce, com alta de 25%