A varejista Magazine Luiza lançou a funcionalidade de cashback em sua carteira digital. O dinheiro recebido de volta nas compras pode ser usado para novas compras, pagamento de contas e boletos e até ser transferido para amigos.
Segundo Ana Paula Rodrigues, diretora de marketing da empresa, um dos objetivos é impulsionar o uso da carteira digital. “Não há inclusão social sem a inclusão digital. Ainda mais ma pandemia, em que o meio digital é tão importante”, disse à Exame.
O super aplicativo é uma das grandes apostas do Magalu para fidelizar o cliente. Ao aumentar o número de serviços disponíveis, a ideia é ampliar a interação e frequência de compra. “É mais uma alavanca promocional, que pode contribuir como gatilho para o cliente comprar no nosso app ou loja física”, diz a diretora.
Não são todos os produtos que estão elegíveis para o dinheiro de volta, mas a varejista afirma que a campanha vale para diversas categorias, desde os eletrodomésticos de linha branca a smartphones, itens de moda e outros. O valor do dinheiro de volta também depende do preço total do produto, não há uma única porcentagem válida para toda a campanha.
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Cashback mais comum no varejo
A novidade foi lançada poucos dias depois que o atacadista Assaí criou uma função semelhante. A rede de atacado de autosserviço firmou parceria com o PicPay para um programa de cashback, inédito no segmento. Pelo acordo, quem pagar via aplicativo recebe de volta 10% do valor total da transação até o limite de R$ 15 por mês, por CPF. Não há prazo para a utilização do saldo.
O valor do cashback será creditado automaticamente no app da carteira digital do usuário e poderá ser transferido para uma conta bancária ou usado como saldo para outras atividades (compras, recarga de celular, pagamento de boletos etc.).
A tendência cresceu nos últimos meses. Com aumento das vendas pela internet, os cupons de desconto e cashbacks movimentaram, no primeiro semestre, mais de R$ 1,5 bilhão. Deste total, o portal de ofertas Cuponomia foi responsável por cerca de R$ 500 milhões.