O volume de vendas do comércio brasileiro caiu 7,6% em fevereiro, comparando com o mesmo mês em 2022. Os dados são do Índice de Atividade Econômica Stone Varejo, que mede ritmo de vendas do setor. O levantamento, que está em sua segunda edição, foi elaborado pela empresa de Stone e o Instituto Propague.
De acordo com o estudo, a queda reflete a retomada das atividades de Carnaval. Além disso, ela ocorre após um crescimento de 0,3% das vendas em janeiro deste ano.
Veja as categorias e suas performances no período:
Hipermercados e Supermercados
Já vindo de queda (5,7%) em janeiro, foi um dos destaques da pesquisa, com retração de 13,9% no volume de vendas.
Artigos Farmacêuticos
Embora o volume de vendas tenha caído 2,4% em fevereiro, o segmento contou com melhora de 1,2% no comparativo mensal sazonalmente ajustado. É o único indicador positivo do mês.
Mais segmentos
Materiais de construção (5,8%), Móveis e Eletrodomésticos (7,6%), Livros, jornais, revistas e papelarias tiveram baixa (9,2%) e Tecidos, Vestuário e Calçados (12,2%) apresentaram retrações.
Estados
Segundo a Stone Varejo, a normalização do calendário festivo, com o retorno efetivo do Carnaval, afetou negativamente todos os segmentos analisados, além de 26 dos 27 estados. Apenas o Espírito Santo apresentou melhora, com alta de 0,7% do volume de vendas no comparativo entre fevereiro de 2022 e 2023.
A levantamento mostrou os seguintes índices de quedas:
– Rio Grande do Norte (15,1%)
– Sergipe (14,8%)
– Pernambuco (9,4%)
– Distrito Federal (9,4%)
– Rio Grande do Sul (8,8%)
– Paraná (8,6%)
– Ceará (8,3%)
– Pará (1,5%)
– Acre (0,7%)