Apesar do Sudeste e do Sul ainda continuarem como os principais mercados para as vendas online no Brasil, as regiões Norte e Nordeste apresentaram um crescimento significativo neste primeiro semestre de 2020 e começam a ganhar relevância no faturamento nacional. É o que mostra a 42ª edição do Webshoppers, o mais amplo relatório sobre e-commerce do país elaborado semestralmente pela Ebit|Nielsen – em parceria com a Elo.
Durante estes meses, o Nordeste teve uma variação de faturamento de 107% no comparativo com o mesmo período de 2019, 18% de importância nos números totais do País. Já a região Norte, apresentou alta de 93% nas vendas online, 7% de participação no total de vendas Brasil. Foram as regiões com maiores crescimentos.
Regiões ainda pouco exploradas pelos varejistas online, o Norte e o Nordeste correspondem a 1/3 do crescimento do setor no semestre. Um dos motivos apontados por especialistas para a guinada do e-commerce nestes Estados foi o aumento da oferta de fretes grátis, antes restritas apenas ao Sudeste e ao Sul do País pela maioria das lojas online.
Leia também: Vendas no e-commerce cresceram 11% entre janeiro e junho, diz Visa
Frete grátis: o maior atrativo para os consumidores
A pesquisa mostra que o frete grátis ainda é o maior atrativo para uma compra online. 83% dos perguntados afirmam que a opção de não pagar pelo envio da mercadoria o levam, muitas vezes a optarem por aquele vendedor. A opção supera inclusive descontos, sejam no preço ou por meio de cupons.
O frete grátis é visto pelo consumidor como bem diferente de um desconto no frete. Já que apenas 22% consideram um valor menor de frete atrativo.