Após dois anos se recuperando da crise gerada pela pandemia de Covid-19, o cenário econômico no Brasil está apresentando uma melhora significativa. Isso tem animado muitos empreendedores, que esperam aproveitar a Black Friday para aumentar as vendas.
Para 2023, dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apontam crescimento de 3,3% no PIB brasileiro. Isso significa que a qualidade de vida das pessoas está se estabilizando e, automaticamente, o seu poder de compra.
Para aproveitar a Black Friday 2023 para melhorar o faturamento, continue a leitura para conhecer as tendências para o marketplace neste ano.
Quais as expectativas para a Black Friday 2023?
A Black Friday 2023 ocorre no dia 24 de novembro e as expectativas para as vendas deste ano são positivas. De acordo com uma pesquisa da MFields, houve um crescimento de 32,2% na intenção das pessoas em comprar ao menos um produto neste ano.
No total, cerca de 75,6% das pessoas afirmaram que pretendem fazer compras na Black Friday 2023. No ano passado, somente 43,4% dos entrevistados havia demonstrado a intenção de adquirir algum produto ou serviço durante o período.
Diante desse cenário, vender em marketplaces tem animado bastante os lojistas, já que a plataforma oferece uma visibilidade maior do que usar apenas o próprio site para divulgar os produtos.
As principais tendências de marketplace para a Black Friday
Um segredo para aumentar as vendas na Black Friday é comercializar os itens que estão sendo mais procurados pelos consumidores. Portanto, confira quais produtos os empreendedores devem considerar vender em 2023:
Smartphones
Conforme pesquisa da Globo, o smartphone está no topo da lista das intenções de compras para a Black Friday deste ano. Cerca de 24% das pessoas responderam que trocariam de celular caso encontrassem um bom custo-benefício, e a maioria delas já começou a pesquisar para comparar preços no dia 24 de novembro.
Eletrodomésticos
A mesma pesquisa da Globo apontou que 18% dos consumidores pretendem comprar um eletrodoméstico e querem aproveitar a Black Friday para isso. Entre os itens de maior interesse estão geladeiras, fogões e lavadoras de roupas.
Informática
Os equipamentos de informática também estão em alta, ainda surfando na onda de crescimento provocada pelo trabalho remoto. Em torno de 14% dos entrevistados afirmaram ter interesse em comprar um notebook, computador ou desktop na Black Friday deste ano.
Beleza e perfumaria
O setor de cosméticos e perfumaria será um dos mais procurados em 2023, perdendo apenas para os smartphones, roupas e calçados. A pesquisa da Globo apontou que 20% dos entrevistados afirmaram se interessar por relógios, bolsas, óculos e perfumes.
Roupas
A Black Friday também é uma ótima oportunidade para renovar o guarda-roupa. Prova disso é que 21% dos consumidores pretendem comprar ao menos uma peça para complementar os seus looks.
Como gerir seu negócio na Black Friday?
O planejamento para a Black Friday precisa começar antes do dia 24 de novembro se quiser ter sucesso nas vendas. Por isso, veja como gerir o negócio para obter grandes resultados.
Organize o estoque com antecedência
Pense em quais produtos quer vender mais durante a Black Friday e organize o estoque de maneira que fique mais fácil acessá-los. Isso vai facilitar a movimentação dentro do inventário e também a reposição das mercadorias.
Tenha cuidado com descontos e promoções
Tudo o que o consumidor mais quer durante a Black Friday é ver ótimos descontos e promoções imperdíveis. No entanto, é essencial ter muita cautela na hora de definir os preços para não prejudicar a margem de lucro e comprometer o faturamento da loja.
Diversifique os meios de pagamento
Os meios de pagamento preferidos são os cartões de crédito e débito, assim como o Pix. Ter essas alternativas na sua loja é necessário para atender às preferências da sua clientela.
Otimize o checkout
Checkout é o termo utilizado para o processo de finalização de uma compra no e-commerce. Para otimizá-lo, é necessário criar o menor número de etapas possíveis para que o pedido seja concluído no e-commerce ou loja física.
Invista em bons fornecedores
Investir em bons fornecedores garante produtos de melhor qualidade. Além disso, é possível negociar prazos menores para reposição de estoque, e a preços mais acessíveis ou com condições de pagamento flexíveis.
Dicas para se destacar em um marketplace na Black Friday
Por ser um espaço compartilhado por muitas marcas, se destacar em um marketplace pode ser uma tarefa desafiadora, especialmente na Black Friday. No entanto, seguindo algumas dicas é possível aumentar as chances de atrair mais clientes.
Tenha boas fotos dos produtos
As fotos ajudam a capturar a atenção dos consumidores para os seus produtos em meio a tantas opções. Veja como fazer boas imagens:
– Use iluminação adequada;
– Priorize fundos claros, para destacar o item;
– Faça um enquadramento focado no produto;
– Evite capturar as imagens com sombras indesejadas.
Analise a concorrência
Investigue o que os principais concorrentes do nicho estão fazendo e replique o que der certo. Confira alguns pontos de atenção para fazer isso da maneira certa:
– Estude concorrentes diretos e indiretos (aqueles que podem oferecer um produto substituto do seu);
– Avalie a qualidade da mercadoria;
– Compare preços e veja se compensa reduzir o valor para atrair mais clientes.
Invista em influenciadores digitais
Em tempos de Instagram e TikTok, investir em personalidades digitais têm se tornado uma estratégia muito utilizada pelas marcas. Essa é uma boa maneira de atrair um público segmentado, vendendo para quem realmente tem interesse na sua solução. Na hora de escolher um influenciador, considere o seguinte:
– Se essa pessoa produz conteúdo dentro do nicho;
– A relevância que o trabalho do influenciador tem para as pessoas que o acompanham;
– O engajamento nas redes sociais, como número de seguidores, curtidas e comentários nas publicações;
– Verifique a reputação da pessoa, para evitar aliar a imagem da sua marca a alguém que pode prejudicá-la.
Personalize suas recomendações
Oferecer recomendações personalizadas serve para melhorar a experiência do usuário e aumentar o envolvimento dele com o negócio. Siga essas dicas:
– Colete dados sobre o comportamento, preferências e histórico de compras dos clientes;
– Segmente as recomendações de acordo com o interesse de cada público;
– Trabalhe com os algoritmos de recomendação do marketplace;
– Permita receber feedbacks dos consumidores, para melhorar a sua loja.
Seja cuidadoso com a entrega
A entrega também faz parte da experiência de compra do consumidor, e ninguém gosta de receber produtos danificados, estragados ou fora do prazo. Por isso, fique atento ao seguinte:
– Estabeleça um tempo de entrega realista e comunique isso de forma clara antes e depois da compra ser feita;
– Forneça um link de rastreamento para o cliente acompanhar o pedido;
– Embale os produtos de forma cuidadosa, para evitar quaisquer danos durante o transporte;
– Ofereça diferentes opções de entrega e esteja disponível para responder dúvidas.
Com o Envio Fácil do PagBank, é possível controlar a logística e conseguir preços mais baixos na hora de enviar os itens sem perder a segurança. A solução está disponível para os que possuem contas do tipo vendedor ou empresarial (PJ).
Desenvolva uma estratégia omnichannel
Uma estratégia omnichannel permite que a empresa atenda os clientes por diferentes canais, de maneira integrada. Ou seja, se a conversa for iniciada no Instagram e tiver que ser repassada ao WhatsApp, não irá recomeçar do zero.
Dicas para desenvolver o omnichannel:
– Integre todos os canais de venda, como loja física, e-commerce e redes sociais;
– Centralize todos os dados sobre os consumidores em um único sistema;
– Padronize as mensagens e promoções em todos os canais;
– Use sistemas de gestão do relacionamento com o cliente (CRM) para ajudar nesta tarefa.
Faça live commerce
A live commerce é uma estratégia que ganhou força com o surgimento das redes sociais. Ela consiste em transmissões ao vivo, pelo Facebook, Instagram, TikTok, etc, com o objetivo de vender em tempo real. Veja como fazer:
– Escolha a plataforma onde estiver a maioria do público;
– Crie um conteúdo interessante e interativo, envolvendo os clientes com descrições detalhadas e demonstrações de uso;
– Responda às perguntas dos clientes durante a live;
– Faça promoções exclusivas para quem está acompanhando a transmissão;
– Divulgue previamente o horário e a data em que o conteúdo vai ao ar.
Quais novas tecnologias são esperadas para a Black Friday 2023?
Para a Black Friday 2023, o que se espera é uma integração ainda maior do “figital”, termo que está sendo utilizado para definir a integração entre loja física e digital. Além disso, conforme relatório da Olist, replicado pelo Grupo Software, houve um crescimento de mais de 90% no número de lojistas com site próprio em 2023.
Outros pontos de destaque vão para o uso de softwares ERP e CRM, que servem para centralizar as informações dos clientes em um mesmo ambiente. Essas duas tecnologias ajudam a desenvolver um relacionamento mais próximo com os consumidores.
Desafios no cenário de pagamentos para a Black Friday 2023
Com a tendência de crescimento no número de clientes que vão às compras na Black Friday 2023, é preciso ter soluções de pagamentos capazes de dar conta da alta demanda, seja nas lojas físicas ou marketplaces.
Para isso, o PagBank conta com diversas funcionalidades para auxiliar os pequenos empreendedores a terem mais destaque em seus negócios, como a Conta PJ e o Split de Pagamentos.
Enquanto a Conta PJ permite fazer TED e Pix ilimitados e tem rendimentos maiores do que a poupança, o Split de Pagamentos faz a divisão automática dos valores da venda entre o lojista, fornecedores e marketplace. É mais praticidade para focar no que realmente importa!
Para ensinar as melhores práticas para vender mais na Black Friday 2023, o PagBank também criou um e-book gratuito e exclusivo, onde explica:
– Como entender o perfil do cliente;
– Passo a passo para arrasar nas vendas;
– De que maneira criar ofertas que chamam a atenção;
– Formas de organizar sua logística para a Black Friday;
– O que fazer após a data;
– Dicas para organizar o site e fazer ele bombar!
Faça o download gratuito do guia PagBank para vender mais na Black Friday!