Logo E-Commerce Brasil

Conheça três vantagens do marketplace de nicho

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

RD Marketplace

Quem tem um negócio físico atualmente, sabe que a presença online também é fundamental para alavancar e dar continuidade aos negócios. E quem já trabalha somente online sabe o quão importante é estar presente nestes canais, seja pelo próprio e-commerce ou por players de marketplace do mercado.

Além dos multicanais de vendas, uma boa aposta para aumentar o número de consumidores é investir na estratégia através dos marketplaces de nicho. Assim como o marketplace generalista, o de nicho, funciona como uma espécie de shopping center virtual, com a diferença de que neste caso a plataforma  busca atender segmentos específicos, para suprir demandas exclusivas por determinados grupos de produtos.

São variados os nichos que um marketplace pode concentrar, como moda, vida fitness, tecnologia, saúde, cuidados com a pele e cabelo, entre outros. A RaiaDrogasil, por exemplo, há quase 2 anos criou a RD Marketplace, que é focada em produtos de saúde, bem-estar e beleza, pensando em atender primeiramente os mais de 40 milhões de clientes de sua base, proporcionando  ainda mais  diversidade de produtos. Mas a empresa sabe que seu marketplace tem potencial para atender muito além disso.

A confiança neste propósito está baseada em três vantagens fundamentais que um marketplace de nicho oferece:

1 – Aproximação e fidelização do público

O contato com o cliente e a marca se torna mais fácil, pois os consumidores da plataforma estão ali conscientes de que estão em uma loja especializada no produto que efetivamente ele quer comprar. Sendo assim, a taxa de conversão é muito alta. Ninguém vai acessar uma loja virtual de artigos esportivos, buscando encontrar brinquedos.

Além disso, é provável que o consumidor satisfeito volte a adquirir produtos da mesma marca. Para o cliente, a experiência de compra é facilitada com o acesso ao marketplace de nicho, pois ele pode obter o produto ou serviço desejado de maneira mais prática e rápida.

2 – Marketing assertivo

A partir da segmentação do nicho, é possível  criar e promover estratégias de marketing para o negócio com maior assertividade nos resultados. Afinal, o público-alvo é muito mais específico.

Como ali o cliente busca um produto dentro da diversidade do nicho que o marketplace representa, quando pensamos nas campanhas de marketing, na identidade visual e na postura que representa a cara do consumidor, torna o processo mais efetivo.

3 – Lucro e expansão

No momento em que o empreendedor percebe que a aposta no e-commerce ou marketplace de nicho foi lucrativa e facilitadora para o avanço dos negócios, ele ganha a possibilidade de escalar para um novo mercado. Um exemplo disso seria expandir o portfólio de produtos.

Essas são três vantagens fundamentais de se investir na estratégia  de nicho , por meio de um ambiente online cada vez mais competitivo para um mundo também cada dia mais digital.

Leia também: RD Marketplace patrocina maior evento de E-Commerce da América Latina