default
Publicidade: default

Varejo e IA: maior parcela dos tomadores de decisão apostam na aplicação, diz estudo

default
Por: Lucas Kina

Jornalista e produtor de Podcasts no E-Commerce Brasil

A inteligência artificial (IA) e a unificação dos canais de vendas são apontadas como tendências centrais para o futuro do varejo no Brasil. Além disso, o interesse do brasileiro na tecnologia só aumenta. Estes são alguns dos insights da sexta edição Connected Shoppers Report, realizado pela Salesforce.

default
(Imagem: Envato)

O relatório mostra que 73% dos varejistas brasileiros pretendem ampliar os investimentos em IA ainda em 2025. Para 82% deles, a tecnologia será essencial para manter a competitividade no curto prazo. Do lado do consumidor, 75% demonstram interesse no uso de agentes de IA em programas de fidelidade e 72% esperam respostas mais rápidas no atendimento ao cliente com o uso dessas soluções. Em geral, o interesse do tupiniquim em IA está aumentando.

O conceito de comércio unificado também aparece como prioridade: 90% dos varejistas brasileiros reconhecem a importância de integrar canais e oferecer experiências personalizadas. Entre os principais benefícios citados estão a melhoria da eficiência operacional e o aperfeiçoamento da gestão de estoque.

O relatório também destaca o fortalecimento do retail media como estratégia para geração de novas receitas. Programas de fidelidade paga, como Meli+ e Marche Prime, também ganham espaço nas estratégias de engajamento com o consumidor.

Obstáculos no caminho

Apesar dos avanços, os desafios persistem. Mais da metade dos consumidores brasileiros (56%) já abandonou compras online por dificuldades no processo de pedido. Do lado das empresas, 89% dos varejistas apontam que tecnologias e processos ineficientes afetam a produtividade das equipes. A pesquisa ainda revela que 45% dos consumidores já utilizaram IA para descobrir novos produtos.

Para Marcelo Toledo, diretor de Indústrias para Varejo e Consumo da Salesforce na América Latina, o setor vive uma transformação. “Já podemos observar a utilização de agentes autônomos voltados para reabastecimento, marketing, fidelidade, devoluções e trocas, entre outros. Os varejistas que investem em tecnologias que otimizem suas operações, melhorem o atendimento ao cliente e impulsionem o crescimento dos negócios estarão à frente deste novo cenário do consumo no Brasil”, pontua.

O estudo da Salesforce ouviu 8.350 consumidores e 1,7 mil tomadores de decisão do setor em 21 países. No Brasil, 500 consumidores e 100 executivos do varejo participaram.

Publicidade: default