A unidade do Walmart no México divulgou nesta terça-feira um aumento de 10% na receita do primeiro trimestre, mesmo reconhecendo que o crescimento das vendas ficou atrás do setor de varejo pela primeira vez em oito anos.
O Walmart do Mexico, maior varejista do país, teve receita de 187,8 bilhões de pesos (US$ 9,4 bilhões) no trimestre, em linha com as estimativas de analistas, segundo a Refinitiv, enquanto o lucro líquido subiu mais de 10%, para 11,1 bilhões de pesos mexicanos.
O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) subiu 6,4% para 20,7 bilhões de pesos, ligeiramente abaixo das expectativas. Embora as vendas mesmas lojas tenham aumentado 9% no México, a varejista observou que não acompanhou o setor como um todo.
“O mercado cresceu mais rápido do que nós”, disse o Walmart mexicano, ou Walmex, em comunicado que acompanha os resultados. Executivos disseram que a empresa continuará investindo para estimular o crescimento, com o objetivo de aumentar a produtividade e controlar os custos.
As despesas no mercado principal do México aumentaram mais do que a receita no primeiro trimestre, em grande parte devido a salários mais altos que o Walmex disse ter ajudado a reduzir o volume de negócios. Na América Central, a margem bruta encolheu à medida que a empresa gastou mais para manter os preços baixos.
A inflação atingiu ambas as regiões e o Walmart do país afirma que está trabalhando com fornecedores e usando outras estratégias para reduzir os preços.
“Isso pode afetar o crescimento em relação ao mercado no curto prazo, mas com o tempo fortalecerá a confiança que os clientes têm conosco”, disse o presidente-executivo Guilherme Loureiro em um webcast para discutir os resultados.
Leia também: Walmart dá desconto no gás para fortalecer serviço de assinatura
Fonte: Reuters