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1 motivo para você usar o Google+ para o seu E-Commerce

Vou começar falando que esse artigo não é em defesa da rede social Google+ ou das insistentes e ridículas tentativas do Google em fazer o G+ dar certo (final de 2013 integrou com os comentários do Youtube forçando usuário a ter uma conta e no começo de 2014 foi a vez do Gmail). Bem no clima daqueles posts de blog “10 motivos para bla bla bla”, segue a minha última (e mais forte) carta em defesa do insistente Google+: 1 motivo para você usar o Google+

Motivo 1

Se não for pelas pessoas, que seja pelo robô, mas você não pode deixar de investir no Google+.

Coloque a gestão desse canal na mão da sua equipe de SEO, pois se bem trabalhado, o Google+ pode ser uma boa ferramenta parar aumentar visibilidade do seu e-commerce, trazer bons apontamentos e ajudar nas posições da busca (não só para aumentar a posição, mas também para ganhar mais resultados favoráveis dentro da mesma busca, tendo em vista que os posts também se ranqueiam na busca.
google plus

Mas se você precisa de argumentos para se convencer, aqui vão eles.

Estudos mostram (SEOMoz e SearchMetrics http://pt.slideshare.net/joaocaetano/ranking-factor-sstudy2013 ) que a quantidade de +1 está entre o primeiro ou segundo principal fator para rankeamento.

SEO

As páginas de empresa e Perfis no Google+ tem PageRank. Elas precisam ser trabalhadas como um site externo de mídia própria em estratégias de link building, estratégia de conteúdo, gestão de autoridade e todas aquelas coisas que a sua equipe de SEO fala quando não consegue explicar porque aquele link não está na primeira página.  Se você quiser saber coisas mais técnicas sobre esse assunto, vale à pena conferir o post Google+ e SEO, um exercício bem prático sobre o impacto dos perfis, +1 e quase tudo sobre o assunto.

Aumente a visibilidade e influencia na busca do Google

Isso significa que todos que querem fazer uso do Goolge+ como parte de uma estratégia de aumentar visibilidade e influencia em SEO devem seguir essas 4 simples táticas:

  1. Coloque botões +1 em todos os seus conteúdos. Facilite para as pessoas compartilharem o seu conteúdo, página de produto…
  2. Construa uma forte rede de contatos: Não só acumule um número grande de seguidores, relacionamentos e parcerias ativas com usuários do Google+ são importantes. Citações (ex.: posts com +JoãoCaetano) tem uma forte influência na sua autoridade com o Google.
  3. Crie/ganhe links de qualidade de sites confiáveis. Quando for entrevistado ou citado por um site, pergunte se eles podem incluir um link para o seu perfil ou página no Google+ para identificação. Faça artigos ou guest post em sites de notícias, blogs ou canais de conteúdo que tem relevância com a sua marca.
  4. Use autoria do Google em seu conteúdo espalhado pela web. Apensar dessa estratégia se aplicar apenas para perfis, já que a autoria do Google envolve legitimação, todo post/artigo publicado com autoria carrega um link (aprovado pelo Google) de volta para o perfil. Quanto mais conteúdo de qualidade você produzir em sites confiáveis, mais autoridade eles darão para o seu perfil.

Fale um pouco de como você e/ou a sua empresa estão trabalhando com o Google+. Não sei se depois desse artigo você irá usá-la como rede social, mas recomendo você não desistir (ainda) dela.