O crescimento do e-commerce e mobile commerce esta em ascensão, com essa explosão de novas lojas e novas maneiras de comprar fizeram com que os consumidores selecionem mais e pesquisem mais antes da compra. O consumidor está mais antenado e mais exigente, e as lojas precisam se adaptar às tendências do mercado e criar formas de engajar o consumidor.
Uma tendência muito forte que notamos é que as principais lojas estão trabalhando de forma segmentada e personalizada com cada cliente. O site trás para os usuários as últimas intenções de compras, reforçando seus objetos de desejos que foram clicados ou colocados no carrinho anteriormente.
Essa forma mais intimista de lidar com os consumidores agrega valor e aumenta muito a conversão. O e-mail marketing é uma ferramenta de decisão de compra muito importante para atingir esses objetivos de aumentar a conversão e ROI, e não deixar o consumidor se dispersar em meio a tantas opções. E-mail marketing é um canal de relacionamento, interação e entendimento do cliente.
Os consumidores estão interessados em receber e-mails e promoções com o conteúdo que ele realmente esta interessado em comprar. Como fazer isso? É necessário traçar estratégias de segmentação por interesse, criar ações de recompra, criar campanhas diárias de carrinho abandonado e ações de avise-me quando chegar.
Segmentação por interesse: a segmentação das mensagens de e-mail marketing está em alta. Para promover uma ação mais assertiva com seu público-alvo, a segmentação pode ser feita através do histórico de cliques e comportamento nos e-mails anteriores, tageando os links por categoria por exemplo. Essa segmentação pode ser chamada de frequência e recência trazendo as informações dos contatos que interagiram nos e-mails anteriores e segmentação por histórico de compras.
Ações de recompra: com a interação entre a plataforma do e-commerce e a ferramenta de disparos, podemos criar uma régua de relacionamento com os clientes. Para aqueles que estão a “x” meses sem comprar, é indicado que seja enviada uma comunicação de “Estamos sentindo sua falta!”, por exemplo. Se esse período for muito longo, pode ser enviado junto com a mensagem um cupom de desconto ou frete grátis para estimular a recompra.
Carrinho abandonado: A mensagem deve ser personalizada com o nome da pessoa, os produtos que ela deixou de comprar, o valor do compra e um link para voltar diretamente ao carrinho e finalizar a compra. Com as informações disponíveis em um banco de dados, é possível deixar agendado o e-mail para ser disparado no dia seguinte após o abandono do carrinho.
Avise-me quando chegar: Um feature muito interessante nas lojas online é o “avise-me quando chegar”. Se um produto esta indisponível em sua loja, a pessoa pode ser notificada quando o que ela deseja comprar retornar ao estoque. Para ser notificado o usuário deixa o seu e-mail indicando o produto que deseja comprar. Essa base pode ser muito qualificada, podemos trabalhar com estes e-mails, quando a pessoa receber o e-mail avisando que o produto já está disponível, junto pode-se enviar um convite para receber as promoções da loja e tornar esta pessoa opt-in.
Fica aí algumas dicas de como aumentar a conversão do e-mail marketing, já que sabemos que não podemos mais nos basear em dados, como taxa de cliques e abertura e cliques sem antes saber como anda a sua entregabilidade e medir o interesse nas mensagens enviadas.
As ferramentas de disparos estão cada vez mais poderosas, extraia o máximo de dados possíveis e use essas informações a seu favor. Analise minuciosamente as campanhas, entenda os momentos em que seus clientes mais leem seus e-mails, junte todas essas informações e trace um plano específico para seu público e, consequentemente, aumente a conversão e ROI.
Um abraço e até próxima!