É isso: você tem uma loja virtual há algum tempo e agora ouviu falar nesse tal de SEO, que pode ajudar a alavancar as vendas. Depois de entender o que é SEO e como ele funciona, você se pergunta: “Como começar”? Seguindo esses 4 passos abaixo, você já traça um bom caminho para um maior ranqueamento e uma taxa de conversão bem favorável. Confira:
- Conteúdo relevante e original
O algoritmo do Google está cada vez mais rigoroso em identificar sites com conteúdo automático ou de baixa qualidade. Por isso, pense como o usuário e traga exatamente o que ele precisa! Isso vai fazer seu cliente ficar satisfeito, aumentar o seu tempo de permanência no site e, o que é melhor: vai fazer ele indicar o seu conteúdo para os amigos.
Na prática:
a. Faça uma pesquisa de palavras-chave (Keyword Planner) e identifique quais as palavras do seu segmento que são mais buscadas pelo seu público. De acordo essas palavras mais procuradas, defina as palavras-chave de cada página da sua loja e descreva as categorias, os produtos e tudo o que possa melhorar a experiência do usuário.
b. Seja objetivo e tenha um método de escrita do texto. Faça uma apresentação do conteúdo, desenvolva e conclua. Evite textos muito repetitivos e enrolações. Facilite a leitura do seu visitante.
c. Crie um blog para aprofundar o seu conteúdo, mas não esqueça de sempre fazer um link com a loja. Isso trará tráfego e aumentará a sua conversão.
- Usabilidade otimizada
Desenvolva bem o site da sua loja para que ele seja fácil de entender e o usuário consiga comprar com rapidez e facilidade. Além disso, as pesquisas de palavras-chave podem te ajudar a dar para o público exatamente o que ele está procurando. Se a categorização da sua loja oferece uma definição semelhante ao que o usuário procura, você sai na frente na usabilidade do seu site. E isso é fundamental para aumentar a sua taxa de conversão.
- Otimize Título, Meta Description e as URLs
Comece otimizando o Título da página e as Meta Descriptions.
Os títulos das páginas precisam ser objetivos. Para a home, por exemplo, uma boa opção é Nome da Loja: tudo em Calçados, Bolsas e Acessórios. Para uma página interna, da categoria “Sapato Alto”, pode ser: Sapato Alto: encontre Scarpin, Peep Toe e Botas I Nome da Loja. Assim você diz exatamente o que tem nas páginas para o Google, sem que ele se perca em alguma palavra que não é importante para você.
Saiba mais sobre Title Tag clicando neste link.
Nas Meta Descriptions, você tem mais liberdade para descrever o que o usuário encontrará naquela página (em 170 caracteres). Utilize-as para vender bem a sua loja e consiga o clique. Um exemplo bom: Aqui você encontra bolsas de couro, sacolas, cintos e sapatos das melhores marcas e modelos. Tudo o que você precisa para fazer o seu estilo. Confira:
As URLS devem sempre reunir as palavras-chave da página com a menor quantidade de caracteres possível. Por exemplo: para a categoria Tênis Feminino: www.nomedaloja.com.br/c/tenis-feminino.
Para um produto, como por exemplo Tênis Masculino Station Bouts, pode ser: www.nomedaloja.com.br/p/tenis-masculino-station-bouts.
- Faça estratégias Offpage
Faça parcerias com sites relacionados. Escreva conteúdo para blogs de assuntos que sejam relevantes para seu público e que tenham sentido com a sua loja. Além disso, convide autores que são autoridade no seu segmento para escreverem no seu blog. As duas estratégias ajudam a trazer tráfego para o seu site. Saiba mais sobre SEO Offpage e defina suas estratégias.
Esses são os 4 passos iniciais para começar a trabalhar SEO na sua loja. Não esqueça que sempre é bom contratar profissionais para analisar o seu caso e definir estratégias específicas para o nicho e para os problemas que o seu site enfrenta. Com paciência e disposição, o sucesso é garantido.