Para prosseguir com o artigo é fundamental configurar uma meta no Google Analytics e definir um valor para ela.
Para um e-commerce, esse exemplo ficará mais claro, porém para um site de serviços esse exemplo não é tão simples e portanto vou explicar como definir um valor de uma meta em um site desse tipo.
Vamos imaginar que para conquistar um novo cliente, você precisa receber 100 formulários de contato e que cada cliente gera uma venda de R$100,00. Pronto! Podemos afirmar que cada formulário de contato preenchido vale R$1,00.
Como configurar uma meta no Google Analytics?
Veja uma passo-a-passo no site oficial do Google Analytics (em português):
http://support.google.com/analytics/answer/1032415?hl=pt-BR
Detalhe da área de metas no Google Analytics.
Com a meta devidamente configurada, basta entrar nos relatórios do Google Analytics: Origens de Tráfego > Conteúdo do Web Site > Todas as Páginas e perceber que existe uma nova coluna Valor da Página. Essa coluna faz a seguinte conta.
Fórmula para calcular o Valor da Página no Google Analytics.
(Receita do Ecommerce + Valor da Meta) / Visitas Únicas.
Vamos imaginar a situação onde em uma determinada sessão a página B teve apenas 1 visita única e gerou R$100,00 de Receita no Ecommerce + R$10,00 do valor da meta. Logo o valor da página B, nesse caso, será de R$110,00.
Nessa outra situação combinamos duas sessões e a página B teve 2 visitas únicas e gerou R$100,00 de receita no e-commerce + R$20,00 do valor de meta. Logo o valor da página B, nesse caso, será de R$60,00.
Com essas informações você conseguirá saber qual conteúdo do seu site é mais relevante para o usuário relacionado ao valor (R$) da meta.
Você poderá encontrar oportunidades para gerar mais conteúdo relacionado ou melhorar os que já estão produzidos.
Caso queira aprofundar mais seus conhecimentos, conheça nosso curso in company de Google Analytics.
Republicado com autorização do autor. Texto original disponível em: http://www.mzclick.com.br/como-identificar-o-valor-de-um-bom-conteudo-com-o-google-analytics/