Responsável por um terço do faturamento das lojas virtuais e tendo sua eficácia potencializada com a popularização dos smartphones, o e-mail marketing é, atualmente, uma das ferramentas mais utilizadas pelas empresas para se aproximar do consumidor.
Ora tendo seu uso associado ao atendimento ao cliente, ora para divulgar promoções e descontos, o fato é que esse canal possui diversas finalidades, podendo variar de acordo com as necessidades da empresa. Confira as diferentes abordagens que podem ser realizadas através de campanhas de e-mail marketing no seu negócio:
Newsletters: torne-se uma referência no assunto
Um newsletter pode ter inúmeros formatos: desde a publicação de artigos, até a produção de matérias jornalísticas sobre determinado assunto. O mais importante é mostrar um domínio a respeito do mercado onde sua empresa atua, através de informativos bem escritos e que realmente possam ter utilidade para o leitor.
Os assinantes deste tipo de material costumam ser mais fiéis a sua marca e, portanto, a facilidade de converter esses leads em vendas efetivas é muito maior que em outros canais.
Divulgação: vendas e promoções de produtos
Outro uso bastante recorrente do email marketing é no intuito de divulgar produtos e promover vendas. Em muitos casos, é comum encontrarmos, inclusive, campanhas mais sólidas, como os programas de fidelização de clientes. De certa forma, pode-se dizer que este tipo de uso também serve para informar o consumidor. A diferença é que, aqui, os informativos são feitos tendo como referências os produtos, os serviços e as promoções a serem divulgadas.
Relacionamento com o cliente: foco no atendimento
Uma pesquisa feita pelo Portal do Consumidor revelou que cerca de 50% dos consumidores do país acreditam que o pós-venda é uma das principais carências das empresas. Apostar em estratégias para se aproximar do cliente é uma vital para qualquer empresa, principalmente se levarmos em consideração que o perfil do consumidor mudou, e que agora ele é ainda mais exigente. Além disso, um relacionamento efetivo com o cliente auxilia na retenção e fidelização deles, e como é de conhecimento geral, consumidores fiéis compram mais, além de indicarem sua empresa à sua rede de contatos.
O e-mail marketing é uma das ferramentas mais usadas para esse propósito, tanto para o atendimento de reclamações, quanto para receber feedbacks a respeito da qualidade dos produtos ou serviços prestados.
Gerador de tráfego: integração com outros canais
Mídias sociais, landing pages, blogs e o próprio site da empresa. É fundamental fazer com que seu público-alvo conheça todos os canais utilizados. A divulgação feita por meio do e-mail marketing pode ser fundamental para atingir esse proposito, principalmente por meio da exposição de links que redirecionem o público interessado.
Existem diversas abordagens para se trabalhar o e-mail marketing no seu negócio. Você pode optar por uma ou diversas delas. Contudo, é preciso estar atento para que o volume de envios não estresse a sua lista de emails e você não perca assinantes. Outros fatores também serão determinantes para o sucesso de cada abordagem, a depender do objetivo proposto. Por isso, antes de definir o que e como trabalhar, entenda bem quem é o seu público-alvo, segmente seus contatos e desenvolva estratégias direcionadas para uma maior assertividade nas ações.
E você, como utiliza o e-mail marketing em sua empresa? Aproveite os comentários abaixo para compartilhar suas dúvidas. Elas podem ser tema para um próximo artigo.