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Dicas de SEO para 2013

Se aprendemos alguma coisa em 2012, é que o Google não está deixando pra lá táticas de baixo valor. Nós tivemos a atualização do Penguin, treze atualizações do Panda (tantos que foi necessário um esquema de nomenclatura novo), e uma repressão aos domínios de correspondência exata (EMDs) de baixa qualidade, para citar apenas alguns. Embora eu não possa te dizer qual é a próxima jogada do Google, eu posso te dizer uma coisa com certeza absoluta: tem mais por vir. Então, como você pode proteger o que você construiu em 2013?

Eu ia escrever uma longa lista de sugestões, mas me dei conta de que quase tudo se resumia a apenas uma ideia. Eu não vou brincar com você – a minha melhor dica para 2013 SEO é esta:

 

Se em algum momento em 2012 você se perguntou “qual é o melhor [X] para SEO?” (tática de Link building, tag, diretório, etc), você já está em apuros. Qualquer abordagem tática única é de curto prazo na melhor das hipóteses. Empresas reais, perfis de links reais e marketing são ricos em variedade.

Então, na prática, o que isso significa? Vou enganar um pouco e dividir a minha dica em cinco tipos de diversidade que eu considero fundamentais para o seu sucesso SEO nos próximos anos.

1A. Diversificar o texto âncora
Vamos começar com uma fácil. Nós todos sabemos há algum tempo que texto âncora com inbound link excessivamente agressivo estava ampliando os horizontes e a atualização do Penguin reforçou definitivamente essa mensagem. Se cada link que leva para o seu site ler “Compre o melhor Viagra mais barato hoje!”, bem que poderia ler “spam spam spammity spam”, especialmente se for em uma frase como:

“Se você está procurando o melhor preço para o novo iPad e para cases de iPad, então compre o melhor Viagra mais barato hoje! e ganhe uma sacola de Açaí.”

Não é natural e você sabe disso. Qual é a melhor maneira de fazer o seu texto âncora parecer “natural?” Pare de ficar obcecado por isso. É isso aí! O texto âncora é um sinal, mas qualquer perfil de link sólido vai usar, naturalmente, o texto relevante e aparecer no contexto do texto relevante. Se você quiser ajustar o texto em alguns de seus links de alta autoridade, vai fundo, mas eu não fugiria do programado para 2013.

1B. Diversificar seus links
As postagens dos visitantes são a resposta verdadeira para todas as perguntas da vida ou são um flagelo na nossa Terra frágil? Lendo a blogosfera SEO em 2012 fica difícil de dizer. Qualquer tática de link-building pode ser de baixa qualidade, se você abusar. O problema é que alguém lê uma dica sobre como as mensagens dos visitantes resultam em bons links e então eles correm e publicam o mesmo lixo em 15.000 sites. Em seguida, eles se perguntam por que seus rankings caíram.

Nada grita link-building manual como um perfil que é construído com apenas uma tática, especialmente se essa tática for muito fácil. Na melhor das hipóteses, você finalmente vai ser condenado a retornos decrescentes. Então, dê uma olhada de onde vieram seus links em 2012 e considere tentar algo de novo no próximo ano. Diversifique seu perfil e você vai diversificar o seu risco.

1C. Diversifique as fontes de tráfego
Existe um gotila gigantesto na sala e todos nós estamos escrevendo mais artigos de SEO para evitar falar sobre isso. A maioria de nós é muito dependente do Google para o tráfego. O que você faria se algo tiver mudado durante a noite? Eu sei que alguns de vocês vão se opor (“mas todas as minhas táticas são white-hat e eu sigo as regras!”). Vamos supor que você tenha entendido as regras com 100% de precisão e realmente as tenha seguido à risca. O que se mudou?

Quanto mais eu sigo o algoritmo, mais eu percebo que a interface de busca muda e o landscape característico pode ser ainda mais importante do que o próprio algoritmo núcleo. O que acontece se o seu concorrente de repente obter links, ou se você estiver em 8º lugar em uma SERP que só tem apenas 7 resultados, ou todo mundo obtém trechos de vídeos e você não tiver vídeos? Ou então se o seu nicho muda para inclusão paga e você não pode se dar ao luxo de pagar? Mesmo que você tenha seguido as regras, o tráfego pode cair a qualquer momento.

Você precisa pensar além do Google. Eu sei que é difícil e isso vai levar tempo e dinheiro, mas se você depender do Google para o seu sustento, então a sua vida está em sério risco.

1D. Diversifique o seu marketing
Houve uma evolução muito positiva este ano no pensamento sobre marketing de maneira muito mais ampla – não como uma tática para enganar as pessoas a gostar de você, mas como a extensão natural de construir uma estratégia melhor. Eu acho que isso é o coração da RCS (para não colocar palavras na boca do Wil) – se você fizer algo incrível, e acreditar nisso, tudo o que fizer é marketing. Se você construir uma porcaria e souber que é uma porcaria, então o marketing é o passe de mágica que você espera para te levar ao inesperado. Você pode ganhar US$20 roubando minha carteira, mas você não vai ganhar um cliente para a vida.

Pare de pegar atalhos e faça uma resolução real em 2013 para pensar muito sobre o que fazer e por que isso que tem valor. Se você entender a sua proposta de valor, o conteúdo e a comercialização fluirão naturalmente. Converse com pessoas de fora do SEO e marketing. Descubra que o que a sua empresa faz é único, emocionante e ecoa entre os clientes.

1E. Diversifique seu ponto de vista
Recentemente, tive o prazer de finalmente ver Michael Dorausch (um quiropata e uma figura bem conhecida na comunidade SEO local) falar. Dr. Mike chegou à cidade de Tampa para a BlueGlassX e construiu a sua apresentação a partir do zero, usando a fotografia para contar histórias sobre o bairro e a história local. É difícil explicar em poucas palavras, mas o que me surpreendeu foram quantas ideias originais para conteúdo exclusivo ele foi capaz de encontrar em menos de 48 horas, só tendo uma nova perspectiva e paixão pelo assunto. Eu gostaria de dizer que fiquei inspirado pela apresentação, mas para ser totalmente honesto, eu acho que a emoção era vergonha. Eu estava envergonhado por ele ser capaz de gerar tantas ideias tão rapidamente, apenas chegando ao problema com a atitude certa.

Em 2013, se você me disser que o seu setor é “chato”, eu vou te bater. Se estiver entediado com o que você faz, como você acha que seus prospetos e clientes vão se sentir? Saia – tenha alguém para dar um passeio no seu escritório como se você nunca tivesse ido lá. Visite a sua cidade como se fosse um turista que esteja indo lá pela primeira vez. Tenha cinco pessoas regulares para dar uma volta pelo seu website e tente comprar alguma coisa (se você não tiver cinco amigos normais, use um serviço como UserTesting.com). O Ano Novo é o momento perfeito para uma nova perspectiva.