Atualmente, uma venda pode deixar de ser concluída em uma loja virtual para ser realizada em outra graças a um preço mais atrativo. Um consumidor pode facilmente comparar o preço de um produto em 10 sites diferentes no momento da compra, apenas utilizando um smartphone, por isso é preciso estar preparado.
Imagine a seguinte situação: seu site comercializa 1.000 produtos que também são vendidos em outros 5 sites e quando um cliente compara os preços de seus produtos nos concorrentes, 800 deles estão mais baratos na concorrência. Os outros 200 a sua loja possui o menor preço, porém, eles estão muito abaixo da concorrência. Quantos pedidos deixaram de ser fechados? Quanto dinheiro você deixou na mesa por vender produtos muito mais baratos do que a concorrência?
Hoje em dia, por meio de sistemas automatizados, é possível acompanhar diariamente a movimentação dos preços de seus produtos versus os de seus concorrentes. Assim torna-se possível realizar reprecificações condizentes com o mercado, aumentando suas vendas e margens.
Mas como estes sistemas funcionam?
Por meio de robôs, eles comparam os preços de seus produtos com os da concorrência e, com estas informações, é possível parametrizar regras e limites de preços para que seus produtos mantenham-se competitivos em relação ao mercado, sem prejudicar sua margem de lucro.
Por exemplo: um produto é vendido em sua loja por R$ 100 e no concorrente “A” por R$ 90. Para este produto específico você decidiu que ele deve ser 5% mais barato que seu concorrente, podendo vende-lo por até R$ 80, pois abaixo desse valor terá prejuízo. Neste caso, uma vez parametrizado no sistema, o produto será reprecificado para R$ 85,5, pois está dentro do limite estabelecido (R$ 80). Todas estas alterações acontecem de forma automática, tornando seu site mais competitivo frente seus concorrentes.
Agora vamos imaginar o inverso: um outro produto em sua loja estava sendo vendido a R$ 100, mas na concorrência por R$ 200. Considerando a mesma regra acima, seu produto seria reprecificado para R$ 190 e mesmo assim, seu site continuaria sendo o mais competitivo, ou seja, melhorando a margem de lucro.
O resultado? Imagine que na situação hipotética acima sua loja tinha uma conversão de 0,5%, pois em 80% das vezes que um cliente comparava preços, você estava mais caro. Após a implementação de uma precificação dinâmica, ao invés de 800 produtos mais caros na sua loja, você poderia trabalhar com apenas 200, e os outros, que estavam muito mais baratos, o “gap” seria reduzido, mantendo uma margem mais saudável.
Com isso, a conversão terá um aumento significativo, aumentando o giro dos produtos, melhorando a imagem de preços de seu site e fazendo com o que o cliente volte a sua loja sempre que pensar em comprar na web.