Os consumidores brasileiros raramente tomam decisões de compra sem antes fazer algumas pesquisas. Hoje, essas buscas geralmente começam online – o consumidor avalia todas as informações — e críticas — obtidas por meio de blogs, mídias sociais, websites, e publicidade para fazer sua avaliação final dos prós e contras da compra. Por isso que é tão importante que sua empresa ofereça um conteúdo online completo e tenha um plano de marketing eficaz para conquistar e manter sua credibilidade no mercado.
Para ajudar seu negócio a conquistar mais clientes online, segue os principais tipos de conteúdo que não podem faltar:
1. Blog informativo
Ao produzir um blog de conteúdo sobre o mercado em que sua empresa atua, ele se apresenta como uma fonte de informações, e não como um canal de vendas. Aproveite a oportunidade para a publicação de materiais de credibilidade com dados interessantes para todas as pessoas do setor, como pesquisas setoriais, infográficos, notícias e artigos. Ao produzir um blog de negócios, certifique-se de mantê-lo sempre atualizado com as últimas novidades e tendências e evite a divulgação de produtos.
Além disso, a manutenção de um blog é uma ótima maneira de alavancar a presença de sua empresa na web de negócios, aumentando a visibilidade via busca orgânica. Lembre-se de incluir links de acesso para os serviços, produtos e empresas que você mencionar, para que os leitores sintam que seu blog é uma fonte e assim, engajem-se mais. Aproveite e faça uso de palavras-chave interessantes para o seu negócio, compartilhe os posts nas mídias sociais onde está presente e mantenha uma assinatura com seus contatos no rodapé!
2. Posts nas mídias sociais
Outra forma valiosa de atrair consumidores é por meio da geração de conteúdo com engajamento social. Plataformas como Facebook, Pinterest, Google+, Twitter e YouTube são ótimas ferramentas para conectar sua marca com clientes em potencial e outros interessados em seu mercado.
Os consumidores adoram posts interessantes publicados nas mídias sociais, pois são uma forma de interação fácil e rápida. Ao fazer uso destes canais para a publicação de fotos, dicas úteis, ofertas especiais, vídeos e outros, você estará compartilhando o expertise de sua empresa. Por meio destas mídias, sua empresa constrói uma relação próxima que pode ser fonte de muitos negócios.
Dica extra: Publique posts que engajem e peça aos seus seguidores que compartilhem!
3. Resenhas e testemunhos dos clientes
Parceiros e clientes em potencial sempre gostam de ter acesso às avaliações de clientes que já foram atendidos por sua empresa. Isso pode ajudá-los a ter uma ideia real sobre como é fechar negócio com você.
Enquanto a opinião de amigos, familiares e colegas de trabalham continuam tendo um forte peso junto aos clientes indecisos, eles também gostam muito de encontrar testemunhos online – nos EUA, 90% dos consumidores são influenciados por esses reviews na hora da decisão da compra, aponta pesquisa da Dimensional Research. Por isso, é crucial fazer um bom gerenciamento de sua reputação online, monitorando o que as pessoas estão dizendo nos diretórios e sites de opinião e claro, buscar soluções para clientes insatisfeitos e respondê-los de forma educada e clara. Mas a gestão da reputação não é apenas gerenciar relatos negativos, é também importante pedir que clientes felizes deixem seus relatos.
Dica: Produza também vídeos de testemunho para publicação na sua página e nas redes sociais.
Ao criar e publicar conteúdo que seja útil e compartilhável, você maximiza a exposição do mercado em que atua e, consequentemente, de seu negócio. Desta forma, você forma opinião junto aos clientes em potencial e engaja os interessados por meio de conteúdo cativante ou que sirva de esclarecimento.
Você está usando estas três formas de presença online a seu favor? Pense nisso e comece já!