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Planeje e monitore o sucesso do seu e-commerce

A venda de produtos na internet é um dos negócios mais promissores desta década, tanto para grandes empresas como para o pequeno empresário. Atualmente, com a popularização das plataformas prontas de e-commerce e com a facilidade de hospedagem com baixo custo em cloud computing, é possível ter uma loja virtual em um curto espaço de tempo e com pouco investimento. Porém, neste mar de oportunidades para novos negócios na web, quais fatores podem ser considerados chave para o sucesso tanto de pequenas quanto grandes empresas do comércio eletrônico brasileiro? Monitore o crescimento.

Plano de negócios

O primeiro passo fundamental antes de abrir uma loja virtual é desenvolver um plano de negócios. Neste momento, você pode avaliar com maior clareza se o negócio realmente vale a pena. Destacamos alguns pontos que devem fazer parte do plano:

  • Analisar o mercado inteiro, quem são os competidores online e mesmo offline;
  • Identificar o preço dos produtos oferecidos pelos concorrentes e assim estimar um ticket médio de vendas;
  • Projetar a margem de lucro líquida, já descontando todos os impostos;
  • Concentrar maior parte da verba em marketing, ao invés de tecnologia, utilizando assim plataformas prontas de e-commerce;

Análise do mercado

Como parte do planejamento, é fundamental entender o macro e micro ambiente nos quais a empresa estará inserida, monitorando as tendências dos setores que mais vendem pela web, verificando quem são as empresas já estabelecidas no mercado e qual é a participação de cada uma delas, mix de produtos, políticas de preço, logística de entrega e os diferencias que apresentam. De acordo com a ferramenta E-tail Report, do IBOPE e-commerce, os três setores que mais cresceram nos últimos meses e, consequentemente, tendem a ser excelentes nichos de mercado para investimento são:

  • Moda e vestuário
  • Beleza e saúde
  • Eletroportáteis

Defina o seu público-alvo

Entender o perfil dos seus clientes e quais ações podem ser realizadas para melhorar os resultados, é fundamental para obtenção de boas taxas de conversão em vendas. Conhecer o seu consumidor, suas aspirações e, principalmente, os seus hábitos de navegação na internet, ajudarão a direcionar de forma mais assertiva as suas campanhas de marketing e a chance de obter maior satisfação junto aos seus clientes.

Portfólio de produtos

Definir quais marcas e produtos serão vendidos no site são fatores importantes para o sucesso. Se utilizarmos o setor de moda e vestuário como exemplo, podemos notar que alguns itens e/ou marcas geram muito interesse nas buscas, porém acabam convertendo pouco em vendas.

Além disso, é importante oferecer o máximo de informações sobre a sua loja e também sobre os produtos anunciados para os consumidores, a fim de evitar que eles saiam do ambiente da loja para procurar detalhes do produto em buscadores, mídias sociais ou mesmo em sites de reclamações.

Operações

O fato de uma loja online não necessitar de vendedores, espaço físico para atender os clientes ou mesmo um estoque distribuído, não isenta a necessidade de uma excelência operacional, ter um estoque integrado com o e-commerce, entregar produtos no prazo prometido e fazer um bom atendimento no pós-venda são pontos importantes para que a loja obtenha sucesso.

Ações de crescimento

Uma vez estabelecido o seu e-commerce, além de sempre manter inovações constantes, é necessário o acompanhamento constante de métricas para garantir um crescimento a médio e longo prazo. Uma pequena variação em uma das três métricas representadas abaixo pode significar um acréscimo ou perda de milhões no faturamento do negócio.

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Audiência

De acordo com estudos do IBOPE e-commerce, existe uma grande relação entre a quantidade de visitantes de uma loja online com o volume de vendas realizado, porém fatores como a qualidade dos usuários e a usabilidade do site são fundamentais para que a audiência possa ser convertida em vendas. Assim, conhecer melhor o comportamento do consumidor da sua loja em relação ao mercado, é fator chave para o crescimento de um site de comércio eletrônico.

Taxa de Conversão

Existem diversos sites de comércio eletrônico que vendem linhas de produtos semelhantes,  por exemplo, a venda de livros, porém a taxa de conversão de cada um deles será o grande diferencial de sucesso de alguns em relação ao fracasso de outros. Com o objetivo de melhorar a taxa de conversão do site e se manter competitivo no mercado, é importante entender o percentual de pessoas que compram em relação à audiência total do site, quantidade de visitas, origem do tráfego, produtos mais procurados e comprados na loja, custo de frete, marcas que mais vendem e etc.

Volume ou Preço

Sem considerar variáveis secundárias, podemos resumir que o crescimento de um site de comércio eletrônico se concentra em duas variáveis principais: baixar o preço de produtos em relação à concorrência e, consequentemente, gerar um aumento do volume de vendas ou aumentar o ticket médio para obtenção de margens maiores sobre cada pedido realizado no site. Assim, a análise do comportamento do consumidor e das empresas concorrentes pode ajudar nas definições estratégicas e no crescimento do faturamento de varejistas online.