O comércio on-line é superior ao comércio tradicional em muitas áreas. Os preços quase sempre são mais competitivos, a facilidade de achar produtos é maior, descobrir opiniões sobre os produtos é mais simples, etc. Porém, uma área em que o comércio on-line tem certa desvantagem é o contato dos clientes com os produtos.
Numa loja física, os clientes podem manusear os produtos e experimentar seus recursos. Isso é uma ajuda imensa para as vendas. Nas lojas on-line só contamos com recursos de áudio e vídeo, então eles devem ser explorados ao máximo, e o máximo seria um vídeo muito bem gravado, pois através dele fica muito mais fácil entender como algo funciona.
A quantidade de informação que é possível passar rapidamente num vídeo é muito grande. É possível aproveitar isso não apenas para mostrar as qualidades do seu produto, mas também para passar conteúdo informacional, por exemplo, sobre como usar ou instalar determinado produto ou até mesmo como fazer sua manutenção. Tudo isso trás mais tráfego, visibilidade e respeito para a sua loja.
Um vídeo bem feito, tanto pela informação, pelo humor ou por alguma curiosidade, pode ser facilmente postado e repostado nas mídias sociais, fazendo com que as pessoas prestem muita atenção seu conteúdo e marca. Uma estratégia que tem ganhado muita atenção nos EUA é criar vídeos divertidos para os consumidores se ligarem emocionalmente à marca. Um exemplo é a série “will it blend?” (“será que isso vai liquidificar?”, numa tradução livre), da empresa americana de eletrodomésticos Blendtec. Nele, o dono da marca, posando como cientista, coloca produtos que estão em evidência no momento dentro do liquidificador produzido pela empresa e liga o aparelho para destruir o produto, mostrando como o seu eletrodoméstico é eficiente. Apesar da premissa destrutiva, tudo é feito com muito bom humor e leveza, o que tornou os vídeos verdadeiros fenômenos virais.
Além da sua qualidade como concentradores de atenção, vídeos são vistos como conteúdo de altíssimo nível pelos mecanismos de busca, se tornando ferramentas poderosas de SEO. A presença de vídeos nas páginas dos seus produtos (recurso suportado pelo Magento) aumenta muito a sua ocorrência nos resultados do Google, mostrando efeito positivo até nas ocorrências destacadas como “compras” do mecanismo de busca.
Por fim, tire o máximo da atenção que os vídeos trarão para a sua loja, e cuide do seu branding nos vídeos. Ou seja, garanta que a sua marca não vai se perder no conteúdo. Marcas d’água durante os vídeos e mensagens específicas no fim, especificamente convidando para visitar a sua loja, são obrigatórios.