As compras feitas com cartões de crédito e débito somaram 189,43 bilhões de reais no primeiro trimestre, alta de 16,9 por cento sobre igual período de 2012, informou a entidade que representa o setor nesta segunda-feira.
Segundo a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), o avanço se deve à contínua substituição dos meios de pagamento pelos plásticos, que também passaram a ser aceitos por mais comerciantes.
Em número de transações, o aumento foi de 14 por cento na comparação anual, com 2,13 bilhões de operações realizadas entre janeiro e março.
Enquanto o volume de transações foi semelhante nas duas modalidades (1,05 bilhão de operações no crédito e 1,09 bilhão no débito), o valor faturado foi quase 90 por cento superior nos cartões de crédito, chegando a 123,6 bilhões de reais.
Para explicar o crescimento, a Abecs citou a possibilidade de parcelamento de compras mais caras com o uso do instrumento, sua utilização no exterior e nas compras feitas na Internet –de acordo com a consultoria e-Bit, o cartão de crédito foi responsável por quase três quartos das vendas do varejo online em 2012.
Nos três primeiros meses do ano, o brasileiro gastou, em média, 60,90 reais em cada transação com cartão de débito. Já o tíquete médio do cartão de crédito foi de 118,80 reais.
(Por Marcela Ayres)
Copyright Thomson Reuters 2011
Por: R7