Governo pretende expandir o projeto piloto para o resto dos Emirados Árabes Unidos “dentro de um ano”
Os Emirados Árabes Unidos (EAU) pretende usar drones para entregar carteiras de motorista e outros documentos governamentais para os seus cidadãos, como parte de um ambicioso plano anunciado esta semana. Funcionários revelaram um protótipo de veículo aéreo não tripulado (UAV) na segunda-feira , e pretendem testá-lo por seis meses em Dubai antes de expandir para o resto do país dentro de um ano.
“Dentro de um ano à partir de agora, vamos entender as capacidades do sistema, que tipo de serviços e até onde poderemos entregar”, disse Mohammed al-Gergawi, ministro de assuntos de gabinete. E ainda informou à Reuters “Eventualmente, um novo produto será lançado em todos o país.”
A Amazon anunciou um programa de entrega com drones semelhante em dezembro, divulgando o potencial do transporte de entrega em meia hora. O anúncio provocou especulações, embora a iniciativa enfrenta obstáculos regulatórios e tecnológicos, e ele provavelmente vai levar anos antes que ele fica fora do chão.
O drone que é alimentado por bateria e possui quatro rotores, levaria os pacotes em um compartimento de carga superior. As medidas do protótipo possuem cerca de 18 centímetros de largura, embora detalhes sobre as suas capacidades tecnológicas permanecem obscuros. Abdulrahman Alserkal, um engenheiro que desenhou o projeto, disse à Reuters que o drone contará com impressão digital e sistemas de reconhecimento de retina, supostamente para proteger o avião e seus pacotes de cair em mãos erradas. O drone também teria de sustentar o calor severo e tempestades de areia , que são comuns no país deserto.
Autoridades dos Emirados Árabes têm demonstrado maior interesse em tecnologias de drones nos últimos meses. No mês passado, as autoridades de Dubai começaram a testar UAVs para ajudar os bombeiros a controlar e analisar incêndios. A polícia de Dubai, por sua vez , começou a usar drones de vigilância no ano passado em uma tentativa de reforçar a segurança e controle de multidões em grandes eventos esportivos.
Por: The Verge