Nesta quinta-feira, 26 de julho de 2012, os principais fatores que influenciam na entrega do e-mail marketing foram discutidos durante workshop do E-Commerce Brasil. Realizado na sede do projeto, em São Paulo, a atividade reuniu cerca de 30 pessoas, entre lojistas virtuais e profissionais do setor.
Na ocasião, Any Zamaro e Bárbara Gengo, ambas da All in Mail, abordaram diversos fatores importantes durante todo o desenvolvimento da campanha que podem comprometer a entrega e o resultado final, desde a produção do HTML, disparo até os significados e importância do opt-in e opt-out.
“É importante entender que o layout de um e-mail não deve ser igual ao de um site. Os provedores de e-mail não interpretam uma série de atributos do HMTL. Além disso, deve-se evitar fazer tudo em CSS, uma vez que além de comprometer a entregabilidade, pode causar problemas na abertura da peça em diferentes navegadores”, afirma Any.
Outro ponto discutido foi quanto à personalização da mensagem. “Já é comprovado em pesquisas que, ao chamar o cliente pelo nome no título do e-mail, a taxa de abertura aumenta”, explica Any. No entanto, a profissional faz uma ressalva. “Tem que tomar cuidado com o remetente, às vezes personalizamos o envio, porém sai como automatico@loja.com.br. Por mais que o cliente saiba disso, mexe com o emocional ver descaradamente que ele está em uma lista de disparos automatizados”, completa.
A entregabilidade e as black lists também foram temas bastante difundidos no debate. No entanto, o que mais chamou a atenção ao final da discussão foram as questões de Opt-in e Opt-out.
“Muitas vezes, para se proteger contra black lists, a loja virtual precisa ter um sistema que comprove que aquele usuário se cadastrou na sua base. Já no caso do Opt-out, é preciso deixar a opção bem clara para o internauta. O lojista tem que entender que é melhor ele permitir que o destinatário saia da base, do que denuncie o domínio como spam”, explica Bárbara.
O workshop do projeto E-commerce Brasil fez parte da quinzena temática de “E-mail Marketing e Bases Segmentadas”, que ainda contou com um Webinar e um Grupo de Estudos, oferecidos pela Experian Virtual Target e All In Mail.